Numa altura em que a redução de custos e o aumento da eficiência dos serviços estão na ordem do dia, torna-se prioritário dotar estes mesmos serviços com as ferramentas necessárias à prossecução desses objetivos.

Desse modo, o Município de Lagoa, após uma vasta pesquisa de mercado, iniciou, desde o passado dia 19 de junho, um projeto experimental (e pioneiro no Algarve) em colaboração com a empresa Solim, com a instalação de um Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos em duas viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados e em duas viaturas de recolha de Monos e Verdes.

Este sistema é constituído por sensores de basculamento dos contentores, sensor de localização geográfica, monitor de visualização dos circuitos e toda a informação recolhida e software de gestão de todo o sistema.

Esta fase experimental terá uma duração prevista de 2 meses, após a qual se esperam tirar as devidas conclusões relativamente à funcionalidade do sistema e aos benefícios que o mesmo irá trazer a este Serviço de Recolha de Resíduos Urbanos.

Espera-se, assim, que a introdução deste sistema resulte na redução dos custos operacionais da recolha de resíduos (combustível, manutenção e pessoal), através da otimização dos circuitos de recolha, do aumento da produtividade, da gestão centralizada e mais eficiente dos equipamentos e das equipas de trabalho e da monitorização em tempo real do serviço executado, entre outros.

Aumentar a qualidade do serviço, aumentando também a sua eficiência e reduzindo os seus custos, será o objetivo final da implementação de um sistema deste género.

 

Por CM Lagoa