Iniciou-se, durante este fim-de-semana, a realização dos testes à covid-19 às crianças e jovens que praticam atividade física nas diversas associações sedeadas no concelho de Lagoa.

Face ao facto de algumas federações não terem comparticipado com o pagamento dos testes à covid-19, para que as crianças e jovens possam retomar a sua atividade física, o Município de Lagoa decidiu pagar os testes para que todos os clubes consigam cumprir com a orientação 36/2020 da DGS, que obriga a apresentação de um teste negativo para a retoma das atividades desportivas.

Atento às dificuldades económicas que muitos clubes e agregados familiares atravessam, o Município investiu cerca de 20 mil euros para a realização dos testes à SARS-CoV-2, por um laboratório especializado para o efeito. Desta forma, Lagoa poderá realizar a retoma da atividade desportiva nas condições de segurança exigidas.

“É muito importante que as nossas crianças e jovens retomem a atividade desportiva o mais rápido possível, mas em segurança. E o município de Lagoa, mais uma vez, foi parte da solução, indo ao encontro dos anseios dos clubes, dos pais e da população. No entanto, há que lamentar o facto de que, quem tinha a responsabilidade de garantir a realização dos testes não o tenha feito e seja, mais uma vez o município, a garantir sozinho o bem-estar da população” lamentou, Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Nesta primeira fase serão realizados cerca de 700 testes, mas o Município já se prepara para a retoma da atividade física que decorrerá durante o mês de setembro/outubro. Para além dos testes gratuitos para a retoma da atividade física, o município de Lagoa prepara-se, igualmente, para assinar um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias para oferecer testes gratuitos à população.  

 

Por: Município de Lagoa