Num processo permanente de proximidade e participação ativa dos comerciantes e tendo como objetivo manter o comércio existente em funcionamento, minimizando assim o impacto da obra, o Município de Serpa entendeu avançar com a adaptação do CADES para acolher os comerciantes. Assim, durante o mês de outubro e novembro serão feitos os trabalhos de adequação do edifício e montagem das estruturas para receber temporariamente e com as condições adequadas, os diferentes tipos de comércio, após a qual se fará a mudança. Para o efeito, serão utilizadas salas no edifício existente para os comércios de talho e venda de peixe e será instalada uma tenda com 150 m2 no exterior para a maioria dos restantes espaços comerciais, incluindo o café/bar. É de referir ainda que, por haver espaços a funcionar noutros pontos da cidade, a indicação da localização de todas as lojas será devidamente divulgada.
Este é um passo importante para o desenvolvimento do processo de requalificação e modernização do Mercado Municipal de Serpa, cuja obra foi já adjudicada à empresa Veiga Lopes S.A. O projeto, do reconhecido Atelier Carvalho Araújo, prevê a valorização global do equipamento, conferindo-lhe uma nova imagem, mais moderna e atrativa e melhorando as condições de funcionamento dos espaços comerciais e do espaço urbano envolvente.
Pretende-se a valorização da atividade do Mercado oferecendo serviços de maior qualidade através do fornecimento de proximidade, atividades de valor pedagógico e demonstrativo e, nomeadamente, na divulgação e comercialização dos produtos locais. Neste sentido, serão criadas condições adequadas para os comerciantes e para os utentes, com novas comodidades que permitam aumentar a sua utilidade e alargar os públicos, com destaque para a realização de eventos gastronómicos temáticos e iniciativas culturais, valorizando também a sua vertente turística e o reforço da marca Serpa na promoção dos recursos locais de qualidade e a criação de um espaço multimédia, com loja, totalmente dedicado ao queijo.
A requalificação e refuncionalização do Mercado Municipal de Serpa é uma intervenção cofinanciada no âmbito do Alentejo 2020 e tem um custo total aprovado em candidatura de 806.075,08 euros, correspondendo a uma comparticipação FEDER de 685.163,82 euros.