O Município de São Brás de Alportel atribuiu um voto de louvor ao Comando Regional da Guarda Nacional Republicana (GNR) e demais entidades e cidadãos envolvidos na missão de busca da são-brasense Adelina Viegas, desaparecida a 18 de março.

Lamentavelmente e apesar de todos os esforços na Missão de Busca, não foi ainda possível conhecer o seu paradeiro, pelo que reforçamos o apelo para que qualquer informação de que tenha conhecimento seja feita chegar ao Posto Territorial da GNR de São Brás de Alportel, no local ou através do tel. 289 840 800.
Nesta triste circunstância, o Município e São Brás de Alportel manifesta uma vez mais à família toda a solidariedade e apoio. O nosso Abraço Fraterno em nome da Comunidade São-Brasense.

Desde o momento do seu desaparecimento, tem sido incansável o esforço das autoridades e serviços de segurança, comandadas pela Guarda Nacional Republicana, que colocaram de imediato no terreno todos os meios, com um vasto contingente e enorme diversidade de equipas e recursos especializados. Um esforço que incluiu a realização de uma mega operação de busca realizada a 26 de março, que juntou 260 militares da GNR, apoiados por um conjunto de entidades de toda a região. Infelizmente todas estas ações revelaram-se infrutíferas, mas a busca não cessou.

No passado dia 13, em reunião de Câmara, o executivo municipal atribuiu um voto de Louvor ao Comando Territorial de Faro da GNR, pelo magnânimo esforço nesta Missão de Busca, que prossegue, mantendo as autoridades todo o empenho na investigação deste desaparecimento. Em representação do Comando Territorial de Faro recebeu este Voto de Louvor o seu Comandante, Coronel Pedro Oliveira, acompanhado pelo Capitão Samuel Afonso, Comandante do Destacamento Territorial de Faro e do Sargento Ajudante João Dimas, Comandante do Poto Territorial de Sã Brás de Alportel. Foi também agraciado o Alferes Vitor Teixeira, adjunto do Comandante de Destacamento, que de forma exemplar comandou a Operação de Busca enquanto Comandante em Suplência.

O voto de Louvor pretendeu reconhecer todos os esforços que foram desenvolvidos pelo vasto conjunto de unidades, entre os quais: UEPS - Unidade de Emergência, Proteção e Socorro; Equipa de operadores de Drones da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro; Meios a cavalo do Destacamento de Intervenção de Faro (DI); GIC - Grupo de Intervenção Cinotécnica da Unidade de Intervenção; Binómio K9H-CIOPS -Força de Busca e Salvamento da OVPC (em apoio ao GIC) e Secção Cinotécnica do DI do Comando Territorial de Évora.

O Município pretende ainda estender este sentido reconhecimento às diversas entidades que tanto se empenharam: o Corpo de Bombeiros Voluntários, a Autoridade de Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Serviços Sociais do Município e as demais entidades do Grupo de Intervenção Sénior e, muito especialmente, os muitos voluntários da Comunidade.

Infelizmente, esta Missão ainda não está concluída. Durante mais de uma semana as ações no terreno foram infrutíferas e a investigação prossegue.

Reforça-se o apelo para que qualquer informação que possa ser relevante nesta operação de busca seja comunicada ao Posto da GNR de São Brás de Alportel, através do Tel. 289 840 800.

 

Por: CM de São Brás de Alportel