Município de Lagoa terminou a primeira obra realizada com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante total de 600 mil euros.
O Município de Lagoa terminou a primeira obra realizada com fundos do PRR, depois da candidatura, com parecer favorável, ao Aviso de Financiamento nº 1/C09-i01/2021, a qual teve relevância estratégica, no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH) - SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano e priorizada na Componente C9 – Gestão Hídrica do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.
 
Os fundos do PRR permitiram intervir no subsistema da zona de influência do Ponto de entrega da Águas do Algarve - Reservatório de Alporchinhos, e a operação contemplou, como elemento estrutural, a substituição/renovação de condutas e a criação de 11 Zonas de Medição e Controlo (ZMC´s), essenciais ao processo de controlo da rede, resultando, da conjugação dos estudos realizados.
 
Visou ainda o reforço tecnológico do centro de comando existente, mediante a aquisição e instalação de hardware que aumentou a capacidade de armazenamento e fiabilidade da infraestrutura, bem como complementou o software existente, com um portal Web, Gestwater, para monitorização de caudais das ZMC previstas, com facilidades de diagnóstico de consumos excessivos ou problemas na rede de distribuição.
 
O Subsistema objeto de intervenção trata-se da zona de influência do Ponto de entrega da Águas do Algarve - Reservatório de Alporchinhos e consiste numa zona piloto do estudo “Diminuição de Perdas de Água no Concelho de Lagoa”, com cerca de 74 km de extensão de rede e aproximadamente 2340 ramais.
 
O conjunto de intervenções contempladas nesta empreitada contribuem para redução de ocorrências de falhas no abastecimento, redução do volume de água não faturada, redução dovolume de perdas reais e aparentes de água, redução do volume de água importada pelo sistema e para a alteração da avaliação de qualidade de relevantes indicadores da ERSAR.
 
A implementação de ZMC – Zona de monitorização e controlo, em que a rede é dividida por setores, abastecidos preferencialmente por condutas principais onde são instalados medidores de caudal, permite controlar os caudais de modo contínuo e a avaliar consumos.
 
O controlo de perdas de água é fundamental para melhorar a eficiência das redes de abastecimento, garantindo a sustentabilidade ambiental e social a longo-prazo. A abordagem do problema das perdas tem como componente nuclear a setorização da rede de abastecimento.
 
A setorização da rede, embora não incorpore diretamente o controle de perdas em si, é basilar para conhecer a distribuição espacial das perdas reais. Constitui assim, o ponto de partida para a aplicação de outros métodos, como seja, a gestão de pressões e técnicas de localização e reparação de fugas.
 
O Município de Lagoa prepara nova candidatura ao PRR para dar início à fase-II da substituição/renovação de condutas e criação de ZMC´s que permitirá replicar pelo concelho a intervenção realizada na Freguesia de Porches.
 
“A poupança de água é a nossa primeira prioridade e neste primeiro ano e meio deste mandato demonstramos que estamos muito empenhados em concretizar medidas que nos permitam reduzir as perdas de água. Há muito trabalho a fazer, mas a estratégia está definida e temos que aproveitar esta janela de oportunidade que é o PRR”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.