Foram 12 as equipas a marcarem presença, os 24 melhores atletas nacionais, todos com a mesma ambição chegar o mais longe possível na competição, ao tão desejado título nacional.
O primeiro dia de prova, Sábado, 29 de Agosto, a competição teve o seu arranque ao início da tarde, cerca das 14h00, com a Fase de Grupos, com as equipas distribuídas em 4 grupos distintos, num total de 12 jogos para apurar os primeiros 8 finalistas para a fase seguinte, a Fase Eliminatória.
Relativamente às duplas que garantiram o passaporte para a Fase Eliminatória e consequentemente para os Quartos‐de‐final, sem grandes surpresas quase todos os mais favoritos e melhor pontuados no ranking nacional fizeram prevalecer o seu estatuto. Bruno Xavier / Xande, Miguel Pita / Calita, Bonga / Gamboa, Filipe Santos / Pedro Sales, Nelson Pereira / Miguel Pinheiro, Tiago Sá / Beto, Luís Brites / Nelson Brites e Luis Pinto / Hernâni Baptista com alguma naturalidade e sem grandes sobressaltos chegaram à 2ª fase da prova onde estavam em jogo os 4 derradeiros lugares para as Meias‐Finais.
Com os Quartos‐de‐final a terem o seu início já depois das 18h00, 4 jogos bastante interessantes e decisivos nesta fase da prova em que todos os pormenores são extremamente importantes.
Face aos resultados obtidos Miguel Pita/Calita (Imortal DC), Bonga/Jorge Gamboa (CD Póvoa), Nelson Pereira/Miguel Pinheiro (CD Póvoa), Luís Brites/Nelson Brites (AC Espinheirense) garantiram desde logo um lugar na discussão final do título nacional de 2015 e ao apetecível prize‐money em jogo no valor total de 1.250,00 € em prémios monetários.
Para o segundo e decisivo dia de prova, Domingo, 30 de Agosto, ficaram reservadas para o início da tarde as Meias‐Finais, com 4 magníficas equipas à procura de um lugar na final.
Enquanto no primeiro jogo da tarde, cerca das 15h00, a dupla poveira constituída por Bonga/Jorge Gamboa, superiorizou‐se à dupla de Albufeira constituída por Miguel Pita/Calita, com os parciais 19x17 e 18x10, no segundo jogo foi a vez de Nelson Pereira/Miguel Pinheiro baterem os também albufeirenses, Luis Brites/Nelson Brites com os parciais de 18x8 e 18x7.
Já com a grande final em plano de fundo, havia que encontrar quem iria subir ao último lugar do pódio, num jogo bastante disputado a dupla Miguel Pita/Calita foi mais feliz e venceu os seus conhecidos Luís Brites/Nelson Brites, com o marcador a fechar em 19x17.
Chegado o grande momento, aquele tão sonhado e ambicionado por todos mas apenas ao alcance dos melhores, ficavam no ar várias questões, nomeadamente sobre a capacidade de Nelson Pereira/Miguel Pinheiro renovarem o título nacional conquistado em 2014, ou a oportunidade de Bonga/Jorge Gamboa inscreverem-se pela primeira vez no patamar mais alto da história do futevólei nacional.
Num jogo verdadeiramente emocionante, com lances e jogadas espetaculares de parte a parte que levaram ao rubro todos os presentes, que iam seguindo ponto a ponto e vivendo in loco todas as emoções da arte dos pés à cabeça, foram necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores da edição de 2015 da principal prova nacional da modalidade. Sempre melhor Nelson Pereira/Miguel Pinheiro fecharam o 1º set com o marcador a assinalar claros 21x7.
Sem margem para novo deslize Bonga/Jorge Gamboa tentam encontrar um melhor equilíbrio nas suas ações, contudo ineficaz para anular Nelson Pereira/Miguel Pinheiro plenos de confiança e em grande nível acabaram por garantir a vitória no 2º set por 21x14, tornando‐se desde logo bicampeões nacionais, fruto do excelente desempenho que durante os 2 dias do evento foram evidenciando perante a concorrência.
De assinalar ainda, que o momento mais decisivo da temporada de 2015 teve a cobertura televisiva em direto através do canal A Bola TV, pelo 3º ano consecutivo, sem dúvida um acontecimento assinalável para o historial do Futevólei Nacional.
A Federação Nacional de Futevólei congratulou‐se mais uma vez pelo maravilhoso espetáculo proporcionado não só nesta etapa final como também nas 3 restantes que integraram este ano o circuito nacional levando a festa do Futevólei mais uma vez de norte a sul do país, confirmando‐se mais uma vez todo o mediatismo e afirmação da modalidade que conta cada vez mais com novos atletas, bons valores a despontar, e muitos simpatizantes.
Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei o evento teve como principais entidades apoiantes, a Câmara Municipal de Silves, Junta de Freguesia de Armação de Pêra, jornal A Bola, A Bola TV, Movie Light, Benecar, assim como outros parceiros locais.
Por FNFV