A Câmara Municipal de Loulé e o seu Presidente vêm manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, esta segunda-feira.
“Personalidade ímpar no mundo contemporâneo, o Papa Francisco foi um verdadeiro Humanista, um homem de missão, um Papa que promoveu um mundo mais inclusivo e agregador. Foi seguramente uma das figuras mais queridas dos católicos, mas não só, reuniu o consenso junto dos seguidores de outras religiões e também dos não crentes. Foi um homem atento ao seu tempo, que soube alertar para os problemas da nossa ‘casa comum’, nomeadamente as questões do clima que ameaçam o Planeta, e empenhou-se na busca de soluções. O Mundo vai sentir a falta da sua presença física porque a espiritual perdurará. Foi também um homem que esteve sempre perto dos mais desfavorecidos”, refere o presidente da Autarquia.
O autarca de Loulé considera o Papa Francisco como “uma figura inspiradora”, tendo por diversas ocasiões, nos discursos oficiais, citado o Sumo Pontífice, nomeadamente trechos das suas encíclicas como “Fratelli Tutti”, uma reflexão sobre os valores da fraternidade e a amizade para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça social. “A pobreza não é uma fatalidade, é uma injustiça” ou “O Capitalismo mata” (carta apostólica “Evangelli Gaudium”) foram algumas das declarações que marcaram uma postura progressista do pontificado de Francisco.
“As desigualdades sociais ou o problema da imigração foram, de resto, matérias abordadas sempre com um olhar muito mais aberto do que qualquer outro líder da Igreja Católica. Foi um exemplo para o mundo inteiro e, para mim pessoalmente, uma referência constante numa época em que o ‘ter’ parece sobrepor-se ao ‘ser’, em que o valor da vida humana parece ter sido relegado para um segundo plano”, considera o autarca.
Recorde-se que em, em novembro de 2015, a Câmara Municipal de Loulé atribuiu o nome do Papa Francisco a uma avenida da cidade de Quarteira, homenageando assim o papel do chefe da Igreja Católica em prol de um mundo mais fraterno e humano e a sua preocupação pelas questões ambientais, explanadas na sua Carta Encíclica “Laudato Si”. Uma visão partilhada pelo Município de Loulé, através de uma política de adaptação às alterações climáticas com ações implementadas ao longo da última década.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de dezembro de 1936.
Foi eleito líder máximo da Igreja no dia 13 de março de 2013, com o nome de Papa Francisco. Foi o primeiro Sumo Pontífice latino-americano, o primeiro não europeu em mais de 1200 anos, o primeiro vindo de uma congregação jesuíta e o primeiro a adotar o nome de Francisco.