Os Municípios de Lagoa e S. Domingos (Cabo Verde) assinaram um Protocolo de Geminação a 13 de abril de 1997, em São Domingos, tendo sido ratificado em Lagoa, a 25 de agosto do mesmo ano.

Desde então, tem sido regular a ida de delegações de Lagoa àquele País, para participar nas comemorações do aniversário da criação do Município de São Domingos, a 13 de março de 1993, depois da desanexação das Freguesias de Nossa Senhora da Luz e São Nicolau Tolentino, do Município da Praia.

Foi o que aconteceu este ano, entre os dias 9 e 15 de março, em que a comitiva municipal algarvia, constituída pelo Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, pela Vereadora Anabela Simão e por Jorge Cabrita, responsável pelo Gabinete de Geminações, efetuou uma visita oficial àquele Município de Cabo Verde, que obteve a sua independência a 5 de julho de 1975.

Pelo fato das eleições autárquicas de setembro de 2016 terem alterado a constituição do executivo municipal de São Domingos, a visita da comitiva lagoense não se limitou à participação nas festividades comemorativas, tendo sido efetuado um conjunto de reuniões e visitas a equipamentos municipais – lideradas pelo Presidente do Município Professor Clemente Delgado Garcia e restantes membros do executivo, nos dias 10, 11 e 12 de março – no sentido de repensar o nível de cooperação existente entre os dois Municípios, abrindo novos horizontes e delineando ações específicas.

Como tem sido habitual, desde 2015, a comitiva lagoense levou material didático e escolar, equipamentos desportivos e livros infantis, angariados pelos Serviços de Educação, Serviços de Juventude e Desporto e Gabinete de Geminações, desta vez para equipar a Escola do 1º ciclo do ensino básico da Praia de Baixo, tendo também participado na abertura do Festival de Música da Praia de Baixo e na inauguração da Feira de Artesanato, Saúde e Agropecuária da Vila de São Domingos.

As comemorações do dia do Concelho tiveram início com uma Missa de Ação de Graças na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Milho Branco, a que se seguiu a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre da Delegação do Município de Nossa Senhora da Luz, que contou com a presença do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Silva, do Presidente da Assembleia Municipal de São Domingos, Dr. Martinho Landim, do Presidente do Município, Professor Clemente Delgado Garcia e restante Executivo, bem como das comitivas das cidades geminadas com São Domingos – Lagoa, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Gondomar – bem como dos presidentes das Câmaras da Ilha de Santiago e outras personalidades locais e regionais.

Na sua intervenção, a Vereadora Anabela Simão, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, disse:

“Gostaria, desde já, apresentar o mais sincero agradecimento pelo convite por parte do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal S. Domingos endereçado ao Município de Lagoa, quer ao Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, Dr. Águas da Cruz, presente entre nós, quer ao Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, a quem tenho a honra de representar, para participarmos nas comemorações históricas do 23º Aniversário da Criação do Município de S. Domingos, onde endereçamos as mais sinceras congratulações pela efeméride.

Na verdade, tal como o Município de Lagoa (Algarve), que no dia 16 de janeiro celebrou os 24 Anos da Criação do Concelho, o Município de S. Domingos, apesar de uma jovem existência tem com muito empenho e dedicação contribuído para a melhoria das condições sociais e humanas da comunidade.

O princípio de que “cada pessoa é um pequeno mundo…”, devendo ser tratado como especial dedicação e diferenciação para a resolução do problema de cada um. É um dos valores mais sagrados da solidariedade e da fraternidade sobre o próximo, pilar que é comum nestes Municípios irmanados.

Aos dias 13 de abril de 1997 os Municípios de S. Domingos e Lagoa celebraram o Protocolo de Geminação, no Algarve, perfazendo já 20 anos de uma amizade profícua, genuína, franca e realista, onde se comungam dos mesmos objetivos: o bem-estar e a qualidade da vida das populações e o apoio à comunidade.

O Município de Lagoa teve a oportunidade de uma forma concertada com o Município de S. Domingos desenvolver social e culturalmente ambos os Municípios, através de intercâmbios culturais e profissionais.

Na realidade, o Município de Lagoa acolhe no seu seio diversas famílias, pessoas que são exemplos de uma grande coragem, sentido de cidadania e amor à sua pátria, contudo algumas pessoas residentes há mais de 20 e 30 anos em Lagoa, nunca tiveram a oportunidade de voltarem à sua Terra Natal.

Assim, o Município de Lagoa criou um Gabinete, no ano passado, de apoio, procedendo à legalização da documentação de todos, dando oportunidade de usufruírem do acesso à educação, à saúde, ao apoio social e pensão de reforma, bem como de voltarem a sua Terra Natal.

Mais do que isso o Município de Lagoa promoveu com empenho os objetivos de desenvolvimento social e económico do Município de S. Domingos, não só com apoio material didático, livros e desportivo entregue o ano passado no Jardim de Infância de Lagoa e este ano na Escola Primária de Praia de Baixo;

Mas também olhando para o futuro em consciência com o crescimento da formação dos quadros técnicos e a aposta na juventude, o Município de Lagoa comparticipou com 4 bolsas de estudo para que 4 jovens do Município de S. Domingos frequentassem a Universidade do Algarve, jovens que o Município de S. Domingos e a sua comunidade devem ter o maior orgulho pelo seu sentido de cidadania e amor à terra, pois serão uma mais-valia no desenvolvimento deste Município.

É como grande orgulho para ambos os Municípios, ter como Vereadora do Município de S Domingos uma jovem licenciada em Engenharia Civil pela Universidade do Algarve, com apoio da bolsa atribuída pelo Município de Lagoa, que irá certamente em muito contribuir para o desenvolvimento do concelho.

A experiência da geminação destes Municípios irmanados é muito positiva e volvidos 20 anos, olhando para os novos desafios que o futuro adivinha, há que aprofundar ainda mais as relações entre ambos os Municípios, no sentido de uma maior inovação e dinamismo, cooperação que será reforçada institucional e pessoalmente com a disponibilidade do Município de Lagoa e de S. Domingos por abraçarem este novo desafio.

Mais uma vez sublinho de uma forma sincera os votos de muitos sucessos para o futuro do Município de S. Domingos.

Bem hajam e muito obrigado”.

 

Por: CM Lagoa