um vereador em permanência, eleito pelo PSD, votou contra o orçamento e GOP propostos pelo seu próprio executivo, conduzindo a deliberação para a recusa da proposta por maioria (2 votos a favor e 3 votos contra).
As Grandes Opções do Plano (GOP) são o instrumento de planeamento anual e plurianual dos diversos investimentos/obras que o executivo pretende concretizar no concelho.
O orçamento é o instrumento financeiro anual que gere a obtenção das receitas correntes e de capital, que, por sua vez, permitirá suportar as despesas correntes (despesas de funcionamento dos órgãos autárquicos), e as despesas de capital (a concretização dos investimentos/obras inscritos nas GOP).
A aprovação destes documentos está dependente da análise nos órgãos autárquicos, respetivamente, executivo (Câmara Municipal) e deliberativo (Assembleia Municipal).
Os vereadores da oposição, eleitos pelo Partido Socialista, mantiveram a coerência da votação contra a proposta, à semelhança dos últimos anos, porque não foram contempladas nas GOP e no orçamento, as propostas e recomendações que defendem, e que acreditam.
O PSD Monchique deve resolver as suas querelas internas sem prejudicar os monchiquenses e o concelho, devendo assumir as consequências pelas escolhas feitas, relativamente aos seus eleitos, no último ato eleitoral autárquico de 2017.
Fruto das escolhas do PSD, o concelho de Monchique vive hoje uma situação que tem de mudar.
Face à gravidade da atual conjuntura para o Município e para os Munícipes, pede-se que: - O Executivo PSD apresente, aprove e concretize um orçamento e GOP para 2021, que possa colocar em prática neste último ano de 12 anos de mandato, aquilo que não conseguiu fazer, nem tão pouco cuidar, nos anteriores 11 anos.
O Partido Socialista tem consciência da necessidade de continuar a manter, nesta conjuntura particularmente complexa, um comportamento coerente, responsável, de abertura e diálogo que nos caracteriza, na defesa dos superiores interesses dos Munícipes e do Município de Monchique.
«A política só será útil se permanecer ao serviço das pessoas».
Por: PS Monchique