Segundo a autarquia, o objetivo destes encontros é «dar a conhecer uma cidade que se reinventa nas suas potencialidades procurando dar testemunho dos projetos que se consolidam, enquadrados na realidade do nosso concelho – sejam eles obras públicas, privadas, iniciativas culturais, de âmbito social, entre outros».
O Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, fez-se acompanhar de alguns membros da sua equipa, assim como empreiteiros e empresários envolvidos nas obras.
A manutenção do maior e mais antigo jardim público da cidade de Faro tem como objetivo «melhorar este espaço que há décadas não tinha nenhuma requalificação, mas mantendo o seu desenho inicial», explicou Rogério Bacalhau durante a visita. Assim, pretende-se aumentar as funcionalidades do espaço, melhorando os pavimentos, os percursos de circulação pedonal e a iluminação, assim como rearborizar e replantar espécies de árvores em mau estado ou perdidas.
Serão criadas novas casas de banho, áreas de serviço públicas e será montado mobiliário urbano mais resistente e esteticamente apelativo. Em termos de valências que serão reativadas com a reabilitação, destacam-se o parque infantil, o parque geriátrico e o ringue de patinagem, que assumirá uma função multiusos. É ainda objetivo que a água esteja presente no projeto, perto da zona do «caracol» /«jardim dos namorados», com a recriação do pequeno espelho de água já ali existente e a introdução de um nebulizador para as épocas de mais calor.
O espaço do Jardim da Alameda terá ainda uma cafetaria (no local onde eram os antigos balneários), que se fará acompanhar de uma esplanada.
A entrada do espaço será também descentralizada, criando novas zonas de acesso ao Jardim da Alameda ou a reativação de antigas entradas.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Faro, a obra estará concluída «entre março e abril». Esta construção está adjudicada em 736.431 euros e foi entregue à empresa Martins Gago & Filhos.
Por: Filipe Vilhena