No Espaço Três Sacadas, a exposição “A Dança das Coisas entre Si”, de Ricardo Guerreiro Campos, estará patente de 1 a 23 de novembro, convidando o público a refletir sobre a criação artística com as crianças.
Inspirada no trabalho de Loris Malaguzzi, a exposição cria um espaço de encontro e reflexão, explorando como diferentes linguagens artísticas podem desenvolver a criatividade, empatia e os sentidos estéticos e críticos, fundamentais para um crescimento íntegro da criança. A inauguração está agendada para as 17h00 do dia 1 de novembro.
No dia 19 de novembro, entre as 16h00 e as 20h00, será promovida a formação “Arte, Educação e a Poética do Encontro”, um workshop destinado a educadores, artistas e profissionais da área da infância, que oferece uma abordagem prática e teórica, apresentando estudos de caso e dinâmicas criativas para aplicar em contextos educativos.
A formação é baseada no trabalho desenvolvido no Laboratório Artístico de uma escola de Sesimbra, enquanto lugar de criação e experimentação que conecta arte, educação e bem-estar, promovendo uma infância íntegra, conectada com a natureza e com o brincar.
O Município de Odemira apoia a promoção de iniciativas culturais e artísticas, tanto no âmbito escolar quanto na comunidade, alinhando-se com os objetivos do Plano Municipal de Cultura 2030. A parceria com o Plano Nacional das Artes reforça este compromisso através de iniciativas que visam não só enriquecer a educação das crianças e jovens do concelho, mas também fortalecer a cultura local, promovendo a criatividade e a empatia como pilares essenciais para o desenvolvimento das novas gerações.
CM Odemira





