O Olhanense e o FC Porto B empataram hoje 2-2, no Algarve, em partida da 33.ª jornada da II Liga de futebol marcada pela emoção e pela incerteza no marcador até ao final.

O Olhanense adiantou-se cedo no marcador, por Mastriani (dois minutos), o FC Porto B deu a volta na segunda parte, com um autogolo de Nuno Diogo (56) e um tento de Frederic (58), mas Celestino (64) repôs a igualdade, de livre direto para a equipa local, que não venceu pelo 11.º jogo consecutivo.

O técnico italiano do Olhanense, Cristiano Bacci, colocou em campo uma equipa bem organizada defensivamente e que, logo no primeiro minuto, quase provocou o autogolo de David Bruno, quando o defesa portista cortou um cruzamento para canto e fez a bola sair muito perto do poste.

No canto, o Olhanense inaugurou o marcador, por Mastriani, que desviou com o joelho e o guarda-redes do FC Porto B ainda tirou a bola debaixo dos postes, mas esta já tinha ultrapassado a linha de baliza e o árbitro, João Malheiro Pinto (Lisboa), validou o golo, no segundo minuto.

O FC Porto B procurava regressar aos triunfos depois da receção da última ronda ao Portimonense (derrota por 1-0), contrariando a série de jogos que mantém desde dezembro sem vencer na qualidade de visitante, mas, na primeira parte, só conseguiu criar perigo por Leandro Silva, aos 15 minutos.

Os 15 pontos de separação entre o FC Porto B (nono, com 47 pontos) e o Olhanense (21.º, com 32) à partida para a ronda mal se fizeram sentir nos primeiros 45 minutos, que o Olhanense controlou, graças ao rigor defensivo, e só não causou mais perigo devido à falta de acerto no último terço do terreno.

O FC Porto B reentrou mais pressionante no meio campo e conseguiu chegar ao golo do empate aos 56 minutos, quando Nuno Diogo introduziu a bola na própria baliza, ao tentar cortar um livre apontado à entrada da área.

A igualdade não se manteve muito tempo, porque, dois minutos depois, Frederic finalizou uma boa jogada do ataque do FC Porto, que começou a jogada na direita e deixou a defesa algarvia mal posicionada, permitindo que o extremo, com um remate cruzado, colocasse a formação visitante a vencer.

Mas, a vantagem não durou muito. O Olhanense repôs a igualdade aos 64 minutos, num livre direto apontado por Celestino, que colocou a bola no ângulo superior direito da baliza, sem dar hipótese para o guarda-redes do FC Porto B.

Após a igualdade, o Olhanense foi em busca do golo da vitória, mas Galassi (71), Celestino (75) e Ponce (79) não conseguiram bater o guarda-redes do FC Porto, que ainda esteve perto da vitória num remate a de Leandro Silva (85), mas o poste ajudou a equipa local a manter o empate a dois.

 

Jogo no Estádio José Arcanjo, em Olhão.

Olhanense – FC Porto B, 2-2.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Mastriani, 02 minutos.

1-1, Nuno Diogo, 56 (própria baliza).

1-2, Frederic, 58.

2-2, Celestino, 64.

 

Equipas:

- Olhanense: Ricardo Ribeiro, Duarte Machado, Nuno Diogo, Diakhite, Pedrelli (Diogo Melo, 68), Celestino, Rodrigo António, Adilson (Murilo, 62), Mastriani (Ponce, 73), Galassi e Femi Balogun.

(Suplentes: Svedkauskas, Giraldo, Murilo, Faye Balla, Diogo Melo, David Viana e Ponce).

Treinador: Cristiano Bacci.

- FC Porto B: Gudino, Victor Garcia (Rafa, 84), Lichnovsky, José António, David Bruno, Frédéric, Tomás, Francisco Ramos, Leandro Silva (Pité, 90+1), André Silva e Roniel (Tony Djim, 73).

(Suplentes: Kadú, Rafa, João Graça, Pité, Anderson, Diego Carlos e Tony Djim).

Treinador: Luís Castro.

 

Árbitro: João Malheiro Pinto (Lisboa).

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Duarte Machado (14), David Bruno (19), Francisco Ramos (40), Adilson (53), Lichnowskiy (63), Nuno Diogo (67) e Galassi (80).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.

 

 

Por Lusa