O Oriental abriu o marcador a fechar a primeira metade, por Roncatto (45+2 minutos), mas o avançado venezuelano Ponce saltou do banco ao intervalo para responder pouco depois (47), fechando uma igualdade com ‘sabor’ a injustiça, face a um Olhanense dominador, mas muito ineficaz.
Os algarvios surgiram transfigurados em relação aos últimos jogos, para melhor, com um ascendente que se prolongou em toda a primeira parte, criando e desperdiçando várias oportunidades, perante um Oriental ‘apagado’ e sem ‘chama’.
O avançado Weldon esteve em foco pela negativa, ao desperdiçar três boas ocasiões, com remates por cima, aos 07 e 29 minutos, e um ‘tiro’ à barra, aos 16, mas o central Diakhité também podia ter feito melhor numa incursão à área adversária, aos 43.
A equipa lisboeta, que só tinha somado um remate até aí, acabou por chegar à vantagem no segundo minuto de descontos da primeira metade, com Roncatto a finalizar, depois de uma defesa de Janota para a entrada da área.
O técnico italiano Cristiano Bacci mexeu na equipa ao intervalo e a aposta não podia ter corrido melhor: com dois minutos de jogo, o recém-entrado Ponce, para o lugar de Weldon, isolou-se, após passe longo de Rodrigo António, e igualou a partida.
Até final, Ponce desperdiçou dois bons lances (55 e 68 minutos) e Galassi atirou ao poste, com a bola a ressaltar fortuitamente para as mãos do guardião Janota, num lance que espelha o azar algarvio ao longo da partida.
O Olhanense, há nove jogos sem vencer, continua na zona de descida, no 22.º lugar, com 31 pontos, antes de visitar o rival Farense, enquanto o Oriental ocupa o 14.º lugar, com 40.
Jogo no Estádio José Arcanjo, em Olhão.
Olhanense - Oriental, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Roncatto, 45+2 minutos.
1-1, Ponce, 47.
Equipas:
- Olhanense: Ricardo Ribeiro, Rodrigo António, Diakhite, Nuno Diogo, Pedrelli, Adilson (Martin Simões, 59), Galassi, Celestino, Femi Balogun, Mastriani (Giraldo, 84) e Weldon (Ponce, 46).
(Suplentes: Svedkauskas, Giraldo, Renato Marques, Martin Simões, Faye Balla, David Viana e Ponce).
Treinador: Cristiano Bacci.
- Oriental: Ricardo Janota, João Amorim, Yago (André Almeida, 46), Hugo Grilo, João Pedro, Tiago Mota, Bruno Aguiar (Valdo Alhinho, 71), Tom, Leonel, Henrique (Pedro Alves, 62) e Roncatto.
(Suplentes: Mota, Seidi, Pedro Alves, Valdo, André Almeida, Mauro Bastos e Miguel Paixão).
Treinador: João Barbosa.
Árbitro: Rui Piteira Rodrigues (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Amorim (30), Ponce (47) e Nuno Diogo (58).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.
Por: Lusa