O Olhanense impôs hoje a primeira derrota da temporada ao Atlético e somou o segundo triunfo consecutivo na II Liga de futebol, à quarta jornada, ao vencer no Algarve o até aqui líder isolado por 1-0.

O Atlético iniciou a partida só com vitórias nos jogos disputados, mas o estatuto de líder invicto de nada lhe valeu e saiu do terreno do 13.º classificado à partida para a ronda com o primeiro desaire da época.

A culpa foi de um golo solitário de Tiago Duque, aos 11 minutos, num embate em que o Atlético jogou quase toda a segunda parte com menos um jogador, por expulsão de Djikiné, aos 50 minutos.

Com quatro pontos e apenas um triunfo (2-1) alcançado na receção da última ronda ao Penafiel, o Olhanense foi a equipa que melhor entrou no jogo, superiorizando-se ao Atlético no meio-campo, e chegou ao golo cedo, quando Tiago Duque marcou, dentro da pequena área, após livre em jeito de canto curto de Januário, desviado de cabeça ao primeiro poste por Materrazi.

Com um meio-campo povoado e duas linhas de quatro homens a atuar muito próximas, o Olhanense manteve a tendência durante os primeiros 25 minutos e Murilo podia ter voltado a marcar para a equipa da casa pouco depois, mas o guarda-redes da formação lisboeta correspondeu com boa defesa.

O Atlético, orientado pelo antigo internacional português Jorge Andrade, apostou num sistema com três defesas centrais e os laterais mais subidos no terreno quando a equipa tinha a bola, mas sentia dificuldades quando perdia a posse e o Olhanense partia para o contra-ataque.

O primeiro grande lance de perigo para a formação de Lisboa só surgiu aos 25 minutos, quando Djikiné rematou à trave e Palacios falhou a recarga, depois de um livre.

A primeira parte terminou com a equipa local a vencer por 1-0 e no segundo tempo as coisas também não começaram bem para o Atlético, que ficou reduzido a 10 por expulsão de Djikiné (50 minutos), devido a uma falta cometida à entrada da área.

A expulsão fez Jorge Andrade mexer na equipa e colocar Celestino no meio-campo, por troca com Maurício, o que fez o Atlético passar a jogar com quatro defesas, na tentativa de não perder ainda mais o centro do terreno, mas foi o Olhanense quem esteve de novo perto do golo, aos 65 minutos, num remate de Leandro Borges que Meira defendeu para canto.

Contra a corrente do jogo, o Atlético quase chegava ao empate aos 75 minutos, mas a cabeçada de Lopez foi defendida pelo guarda-redes Tiago Maia e a recarga de Palacios também não teve a melhor direção e saiu à malha lateral.

Até final, o Atlético nunca conseguiu criar perigo junto da baliza rival e o Olhanense aguentou a vantagem, somando o segundo triunfo consecutivo e sete pontos, enquanto o Atlético manteve os nove com que partiu para a ronda.

 

Jogo no estádio José Arcanjo, em Olhão.

Olhanense – Atlético, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Tiago Duque, 11 minutos.

 

Equipas:

- Olhanense: Tiago Maia, Rodolfo Lourenço, Materazzi, Fábio Marinheiro, Tiago Duque, Virga, Giraldo (Mickael, 84), João Oliveira, Januário (Coelho, 80), Murilo e Leandro Borges (Ponce, 90+1).

(Suplentes: Léo, Ousmane Baldé, Ponce, Coelho, Douglas Cordeiro, Pedro Albino e Mickael).

Treinador: Cristiano Bacci.

- Atlético: Meira, Duarte Machado, Lucas Rocha (Cohen, 36), Pierre, Maurício (Celestino, 55), Jorge Ribeiro, Hélio Cruz, Djikiné, Palacios, Lopez e Quinaz (Vouho, 73).

(Suplentes: Danilo, Cohen, Vouho, Celestino, Steph, Pedro Almeida e Nadson).

Treinador: Jorge Andrade.

 

Árbitro: André Moreira (Leiria).

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Djikiné (10 e 50), Quinaz (13), Hélio Cruz (14), João Oliveira (16), Jorge Ribeiro (33), Leandro Borges (37), Maurício (43). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Djikiné (50).

Assistência: Cerca de 300 espetadores.

 

Por: Lusa