O Dia do Pescador, que se comemorou na sexta feira, 31 de maio, voltou a servir de mote à autarquia para homenagear os olhanenses que fazem da pesca o seu modo de vida, num concelho que está intimamente ligado histórica e economicamente à ria e ao mar.

O Auditório Municipal acolheu a sessão solene, que contou com as presenças do presidente da autarquia, António Miguel Pina, e da secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.

António Miguel Pina referiu a importância da sustentabilidade dos recursos, que hoje é determinante, como no caso da sardinha: “estamos convencidos que é importante gerir os recursos da biomassa pesqueira porque ela não é inesgotável e assim, é possível valorizar o produto”.

O autarca felicitou, ainda, o trabalho do Grupo de Ação Local (GAL) Pesca do Sotavento do Algarve, cuja entidade gestora é o município, que “ao longo destes anos, tem desempenhado tarefas como a modernização e valorização da pesca”.

Segundo a secretária de Estado das Pescas, Portugal tem consagrado envelopes específicos de apoios para as intervenções que implementam as estratégias de desenvolvimento local dirigidas às comunidades piscatórias que em cada território são propostas pelos agentes locais.

“A política pública é necessariamente um elemento integrante desta visão que todos precisamos de ter para o desenvolvimento destas regiões”, referiu Cláudia Monteiro de Aguiar.

No Dia do Pescador foi, também, apresentada a Estratégia de Desenvolvimento Local Costeira do Sotavento Algarve, juntamente com o Programa Operacional Mar 2030.

A sessão serviu para divulgar o aviso de abertura de candidaturas, sob a responsabilidade do GAL Pesca Sotavento Algarve.

Como tem sido habitual, o município homenageou os homens e mulheres do mar olhanenses, com a entrega de distinções aos profissionais da pesca e da aquacultura que se destacaram no ano de 2022/2023 e aos vencedores do concurso escolar para a criação do cartaz alusivo ao Dia do Pescador.

 

Os distinguidos este ano foram:

 

Arrasto

- Mestre António Lobo

 

Cerco

- Anadia

 

Polivalente local

- VIP

- Tanelga

- Sarguete

- Mãezinha

 

Polivalente costeira

- Arlete Maria

- André Sousa

 

Armação

- José António Lopes

- David Cristiano Saias

 

Moluscicultura

- Edulis

- Gualter Mariscos

 

Mariscador Apeado

- Fernando José Caetano Trindade

 

Mulher na Pesca

- Timótea Maria dos Santos Estêvão Barracha

 

Pescador Mais Antigo

- Joaquim Dias de Sousa

 

Pescador Mais Novo

- Tiago Miguel Valente Dias

 

Pescador em Progressão

- Cláudio Miguel Murta Brás

 

Homem na Indústria Conserveira

- Ricardo Jorge Domingos Mendonça

 

Mulher na Indústria Conserveira

- Fernanda Rosário Fernandes

 

Carreira

- Sónia Olim

 

Mérito

- Rita Sá

 

Prémio Cartaz do Dia do Pescador:

1.º - Luís Eichlseder

2.º - Rânia Sequeira

3.º - Íris Cruz

 

A comemoração do Dia do Pescador em Olhão terminou com a inauguração da exposição “Pelos Mares do Tempo” e com uma degustação de produtos do mar.