As celebrações, no entanto, começam com uma missa solene na Igreja Matriz da cidade presidida pelo Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas, às 10h30.
A mostra no Museu Municipal - Edifício do Compromisso Marítimo, que estará patente durante vários meses, será dada a conhecer ao presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, e ao Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas, às 11h30, após a missa de domingo, e estará patente ao público no horário normal de funcionamento do Museu, a partir da próxima terça-feira.
A exposição, que tem como objetivo principal revelar uma parte muito significativa da herança religiosa dos olhanenses, leva-nos numa viagem que tem início no século XVIII e chega até aos alvores do século XX, mostrando-nos um conjunto de objetos religiosos relacionados com a eucaristia, como paramentos, peças de ourivesaria, esculturas, pintura e livros litúrgicos. São mais de duas dezenas de elementos expostos, nos quais conseguimos ‘ler’ um pouco de história.
Foi analisada muita documentação, proveniente de arquivos e bibliotecas, o que possibilitou aos técnicos do museu e do arquivo municipais de Olhão conhecerem a fundo todo o acervo paroquial, que agora é mostrado.
Trata-se de um trabalho inédito que permite a todos os olhanenses terem, a partir de agora, mais conhecimento do que aconteceu nos últimos três séculos na sua cidade e concelho.
A exposição, que assinala os 325 anos de elevação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão, resulta de um protocolo celebrado entre o Município e a Paróquia, o que possibilitou o tratamento, inventariação e digitalização de todo o Arquivo da Paróquia de Olhão.
Por: CM Olhão