Todos os verões, Olhão é palco do Festival Pirata. O evento envolve a zona ribeirinha no quotidiano pirata, povoado por personagens de época, que ocupam um lugar especial no imaginário do público.
O Município volta a apostar num evento diferenciado, com momentos de animação, recriação histórica, artes performativas, rábulas, histórias e artes circenses.
O Mercado volta ao local onde começou - o Jardim Patrão Joaquim Lopes, onde foram, entretanto, criadas todas as condições necessárias, nomeadamente a colocação de um palco de 150 metros quadrados.
Também o número de mercadores aumenta este ano, de 30 para 50, bem como o número de horas de abertura, estando aberto sábado e domingo ao longo de todo o dia.
A Companhia de Teatro Viv’arte vai trazer a Olhão as personagens típicas da época, como leiteiras, peixeiras, lavadeiras, aguadeiras, pescadores, marinheiros, ou burgueses, que protagonizarão momentos de animação, recriação histórica, artes performativas, rábulas, histórias, artes circenses, música e dança.
Os piratas chegam, também, este ano à Fuseta, com animação diária, entre as 17h00 e as 18h00 na zona ribeirinha da vila.
Por : CM Olhão