No âmbito do projeto SEAWATCH, foram entregues ao Instituto de Socorros a Náufragos 30 Volkswagen Amarok e 2 Volkswagen ID.BUZZ
  • Parceria entre SIVA|PHS e o ISN permitiu realizar em 2023 o salvamento de 52 veraneantes, 193 assistências de primeiros socorros e 16 buscas com sucesso de crianças perdidas;
  • Parceria entre grupo SIVA|PHS e o ISN através do projeto SEAWATCH decorre há 15 anos para assegurar a vigilância motorizada nas zonas balneares.
 
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) volta a contar com 30 viaturas do modelo Volkswagen Amarok equipadas com todos os meios de salvamento, e ainda 2 unidades do icónico Volkswagen ID. BUZZ para apoio logístico. 
 
A Volkswagen Veículos Comerciais, volta assim a reforçar o seu apoio às operações de vigilância e salvamento nas praias nacionais, levadas a cabo pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), no âmbito do projeto SEAWATCH, assinalando o momento da entrega destas viaturas, numa cerimónia que decorreu hoje, na praia da Torre em Oeiras, presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional Ana Isabel Xavier e o Chefe de Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional Almirante Gouveia e Melo.
 
A parceria entre a SIVA|PHS e o ISN, através do projeto SEAWATCH, decorre há 15 anos, com a Volkswagen Veículos Comerciais, através das suas pick-ups Volkswagen Amarok, a assegurar a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores, sendo este um ativo responsável no salvamento de veraneantes, com mais de 18.000.000 de quilómetros percorridos. Tudo isto possível graças às mais de 420 viaturas cedidas pela Volkswagen. 
 
À semelhança de anos anteriores, as viaturas Volkswagen Amarok encontram-se devidamentre equipadas e preparadas para as operações de vigilância e salvamento, sendo operadas por militares da Marinha em serviço na Autoridade Marítima Nacional. Contam, para o efeito, com suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento, macas e luzes de emergência, bem como um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida. Os 30 Amarok serão distribuídos pelas capitanias de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Leixões, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Cascais, Lisboa, Setúbal, Sines, Lagos, Portimão, Vila Real de Santo António, Ponta Delgada, Horta e Porto Santo. 
 
O evento que marcou oficialmente a entrega dos 32 veículos que vão patrulhar as praias da costa portuguesa, bem como dar apoio às operações diárias do ISN, contou ainda com a presença dos Administradores da SIVA|PHS, Viktoria Kaufmann e Rodolfo Florit Schmid; do Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais, Ricardo Vieira; Teresa Lameiras, Diretora Comunicação e Marca SIVA|PHS e do Diretor de Vendas especiais, Magno Gonçalves.
 
“É para a Volkswagen Veículos Comerciais, uma honra podermos voltar a ser parte ativa nesta missão de apoio ao Instituto de Socorros a Náufragos com viaturas totalmente equipadas, reforçando a segurança das praias portuguesas e garantindo que quem está no terreno conta com todas as condições para dar assistência a quem mais precisa.
O SEAWATCH é um projeto no qual a SIVA|PHS acreditou desde o início, em 2011, altura em que começámos com 14 viaturas, 15 anos depois, conseguimos estar presentes com mais do dobro das viaturas, distribuídas por Portugal continental e ilhas, tendo um papel fulcral durante a época balnear, mostrando o compromisso e empenho da SIVA/PHS e da Volkswagen Veículos Comerciais neste projeto que tanto nos orgulha”, refere Ricardo Vieira, Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais.
 
A bp Portugal mantém-se associada ao projeto SEAWATCH através do fornecimento do combustível e da compensação das emissões de carbono dos veículos de salvamento. Já a Volkswagen Financial Services e a Ageas Seguros, mantêm-se como parceiros do SEAWATCH, enquanto a Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal e respetivos concessionários, são os responsáveis por todas as alterações nas Amarok, bem como a manutenção das viaturas, para que juntos ajudem a garantir uma maior proteção e patrulhamento nas praias portuguesas.
 
 
 
 
Por: llyc.global