O benefício de morar num local mais isolado e apenas seu, sem condomínios ou vizinhos por cima ou por baixo a fazer barulho, é apelativo para cada vez mais portugueses. A procura supera, em alguns locais, a própria oferta. Esta tendência cria várias oportunidades de várias indústrias, a de construção e a de venda de materiais de construção bem como a criação de novos empregos em diferentes áreas.
No entanto, as vantagens mencionadas não são a única vantagem de morar numa vivenda. Nos dias de hoje, a eletricidade é um dos fatores variáveis da casa, a par do consumo de água, a que deve ter atenção. No entanto, se o consumo de água por um lado é prestado por uma única empresa sem poder mudar ou negociar valores, no caso da eletricidade o processo é completamente diferente e pode negociar valores e mudar contratos sempre que pretender.
Fique a conhecer algumas vantagens de viver numa vivenda em termos de eletricidade, passando pelos painéis solares, carregamento de carro elétrico, e tenha um lar sustentável e uma eficiência em casa para poder pagar o menos possível ou até vender energia de volta à rede distribuidora.
A eficiência energética em vivendas: o primeiro passo
Se está a construir uma vivenda, pode fazer algumas coisas para melhorar a eficiência em casa como melhorar o isolamento térmico. Desta forma, em dias de frio ou calor, não é necessário ligar ar condicionado ou outros que gastam energia.
Se, por outro lado, comprar uma vivenda já construída, é necessário perceber a sua eficiência energética. Mas, mesmo que esta não seja a melhor, há sempre soluções que se podem adotar.
É importante também ter eletrodomésticos de classe A ou o mais perto disso possível, para que a eficiência elétrica destes seja a maior possível.
Carregamento de carro elétrico
Para quem tem uma vivenda, ter um carro elétrico pode ser muito vantajoso. De facto, a maioria dos serviços que podem ser prestados através de carros elétricos para os carregar são instalados em vivendas ou garagens de prédios modernos, precisamente pela comodidade de um carregamento mais lento que irá fazer com que a bateria não seja tão danificada por muitos carregamentos rápidos.
Assim, é importante ter um simulador custo carregamento elétrico para saber quais os custos que pode ter ao carregar o seu carro elétrico, e combinar estes custos com os seus painéis solares, para confirmar se pode, idealmente, carregar o seu carro elétrico gratuitamente.
Painéis solares: uma forma de poupar energia
Use o telhado da sua vivenda ou um outro espaço para poupar ou até mesmo vender energia. Usar um painel solar é uma boa forma de captar a energia do sol e convertê-la em energia que pode ser usada em sua casa. O funcionamento é bastante simples e pode poupar-lhe centenas de euros por ano.
Primeiro, coloque alguns painéis solares em casa, e durante o dia acumulam energia numa espécie de bateria virtual que pode usar durante o dia ou mesmo durante a noite, pois a energia continua acumulada. Se os seus painéis solares captam muita energia, ou seja, tiver mais do que a energia que consome, pode ainda criar um sistema de venda de energia à E-redes, antiga EDP Distribuição.
Lembre-se que podem existir incentivos financeiros nacionais ou locais para a instalação de painéis solares, e que estes podem ajudar a reduzir o custo total da instalação de painéis solares na sua casa.
Procure um consultor energético
Existem muitas empresas que fornecem energia, sendo as mais comuns a Galp, Endesa, Repsol, EDP, entre outros nomes que aparecem frequentemente no mercado. Por isso, como deve saber qual é a melhor empresa com a qual deve contratar energia? A solução é simples: perguntar a um consultor energético.
A função de um consultor energético é analisar a sua situação atual e pensar na melhor solução para si em termos de compra de energia para a sua casa, ou venda de energia caso tenha painéis solares e excedentes. É importantíssimo pensar que, durante todo o ano existem oscilações de energia, quer seja por ligar um ar condicionado ou um aquecedor. Por isso, considere que a consulta a um profissional de energia deve ser feita com alguma frequência.
Criação de hábitos
No meio disto tudo, falta apenas falar dos hábitos. É importante considerar que os hábitos de consumo são uma parte importante do preço que vai pagar no final do mês na sua fatura da luz. Portanto, evite consumos excessivos de eletricidade, poupe sempre que puder, e desta forma irá ver uma fatura barata porque consultou um profissional que a aconselhou, ter o seu carro carregado, pode até vender luz à distribuidora e pagar apenas quando precisar pela energia que realmente pode usar tendo sempre em vista uma poupança.