A seleção da candidata terá lugar no próximo dia 10 de agosto, no Auditório Carlos do Carmo, e será coroada Rainha das Vindimas no dia 24 de agosto, na Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL). A candidata vencedora representará ainda o concelho no concurso de eleição da Rainha das Vindimas de Portugal, que terá lugar a 8 de setembro em Torres Vedras/Alenquer, Cidade Europeia do Vinho 2018.
O concelho de Lagoa tem uma forte tradição vinícola que recua ao período anterior à fixação muçulmana na região e é detentora de uma das quatro Denominações de Origem existentes na região. Esta riqueza patrimonial tem vindo a acrescentar ao concelho um valor económico, tornando-se num importante instrumento de promoção do território e de aposta no enoturismo.
Assim, como associado da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), o concelho de Lagoa pretende estimular junto dos mais jovens a preservação das tradições e dos aspetos culturais mais genuínos do povo português, estimulando conhecimentos que se vão extinguindo. A preservação deste legado, intimamente ligado à agricultura, é um fator diferenciador e um contributo importante, na atual conjuntura, para o cruzamento de aspetos sociológicos, patrimoniais e económicos.
A Rainha das Vindimas de Portugal é um evento promovido pela AMPV e que se realiza anualmente, desde 2009, numa estreita colaboração com o município detentor do título de “Cidade do Vinho”.
Por: CM Lagoa