acompanhada por responsáveis da CP (Diretor Regional e Inspetor de Transportes) e por dirigentes da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), tendo abordado a problemática dos transportes ferroviários no Algarve e a necessidade de os melhorar.
Em 2015, a Linha Ferroviária do Algarve registou, no tráfego regional, cerca de 1,7 milhões de passageiros. Contudo, de acordo com a CP, a eletrificação da linha e a utilização de melhor material circulante permitiria aumentar o número de passageiros para 3 milhões por ano. Há, assim, um enorme potencial no transporte ferroviário na região algarvia que não está a ser aproveitado.
A eletrificação da Linha do Algarve – há muito prometida, mas sempre adiada – permitiria uma maior frequência dos comboios e a oferta de horários mais adequados às necessidades dos utentes.
Contudo, mesmo antes da concretização da eletrificação seria possível aumentar a frequência dos comboios na Linha do Algarve e proporcionar aos utentes horários mais adequados, desde que fossem colocadas ao serviço mais automotoras e aumentado o número de carruagens por comboio (nos horários com maior afluência). Efetivamente, as automotoras usadas na Linha do Algarve (Unidades Duplas Diesel série 450) permitem o acoplamento de duas unidades, perfazendo 4 carruagens (em vez das atuais duas). Seria ainda possível criar ligações diretas entre Vila Real de Santo António e Lagos.
Há ainda outras intervenções que podem e devem ser realizadas na Linha Algarve, nomeadamente:
· Melhoria das automotoras atualmente ao serviço, garantindo maior comodidade aos utentes;
· Obras de melhoramento em diversas estações e apeadeiros, assim como a criação de novos apeadeiros onde a procura o justifique;
· Melhor articulação com os transportes rodoviários em diversas estações;
· Implementação do sistema Rádio Solo-Comboio nos troços Vila Real de Santo António-Faro e Tunes-Lagos, permitindo a comunicação entre os comboios, as estações e o agente regulador da circulação (atualmente este sistema apenas funciona no troço Faro-Tunes).
Na Linha do Algarve verifica-se uma carência acentuada de maquinistas e revisores, já que desde 1997 que não há admissão de trabalhadores nestas categorias. Tal situação tem levado a uma indesejável sobrecarga dos trabalhadores e, por vezes, à supressão de comboios. Assinale-se que no comboio em que a delegação do PCP viajou entre Faro e Vila Real de Santo António as funções do revisor foram exercidas por um agente de estação (de Albufeira).
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, dirigiu ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas as seguintes perguntas:
1. Tenciona o Governo proceder à eletrificação da Linha do Algarve (troços Vila Real de Santo António-Faro e Tunes-Lagos), há tanto tempo prometida e sempre adiada? Qual o investimento que tal ligação exigiria (incluindo a aquisição de novo material circulante elétrico)? Qual a data prevista pelo Governo para o início e a conclusão das obras de eletrificação na Linha do Algarve?
2. Dispõe o Governo de estudos sobre o aumento do número de passageiros, no tráfego regional, que a eletrificação da Linha do Algarve induziria? Em caso afirmativo, qual o número médio de passageiros por ano previsto? Como compara com o atual número de passageiros?
3. Antes da eletrificação da Linha do Algarve, tenciona o Governo:
3.1. Aumentar a frequência dos comboios e proporcionar aos utentes horários mais adequados, colocando ao serviço mais automotoras e aumentado o número de carruagens por comboio (nos horários com maior afluência)? A partir de quando? Quantas automotoras mais? Em que ligações?
3.2. Criar ligações diretas entre Vila Real de Santo António e Lagos? A partir de quando?
3.3. Melhorar as automotoras atualmente ao serviço, garantindo maior comodidade aos utentes? Quando? Que tipo de intervenções serão feitas nas automotoras?
3.4. Realizar obras de melhoramento em diversas estações e apeadeiros, assim como a criação de novos apeadeiros onde a procura o justifique? Em quais? Quando?
3.5. Melhor articulação com os transportes rodoviários? Em que estações?
4. Quando será implementado o sistema Rádio Solo-Comboio nos troços Vila Real de Santo António-Faro e Tunes-Lagos, permitindo a comunicação entre os comboios, as estações e o agente regulador da circulação?
5. Reconhece o Governo que na Linha do Algarve se verifica uma carência acentuada de maquinistas e revisores? Quando serão abertos concursos para a contratação de novas maquinistas e revisores? Quantos serão contratados?
Por GP PCP