O Serviço Público e Universal de Correios está a ser destruído. Com a privatização dos CTT, preparada por sucessivos governos e concretizada pelo anterior Governo PSD/CDS, prossegue um processo criminoso para os interesses nacionais com o encerramento de balcões como já aconteceu em Loulé, com o despedimento de centenas de trabalhadores ou a venda do património da empresa.

Os novos donos dos CTT querem transformar os Correios públicos num banco privado, liquidar o serviço postal universal, transferir para as autarquias o custo de uma rede nacional de postos e dedicar-se apenas aos negócios mais rentáveis no sector. Para as populações ficará um serviço cada vez mais degradado e falível.

Em vez de uma intervenção firme para interromper este processo e avançar no sentido da recuperação do controlo público dos CTT como propõe o PCP, o Governo PS opta pelo silêncio e inacção, tornando-se cúmplice da destruição do serviço público e universal dos correios.

O PCP, que desde sempre manifestou o seu desacordo com a privatização dos CTT, continua a exigir a defesa do serviço público e universal dos Correios, só possível com o controlo público dos CTT. Neste sentido o PCP realizará amanhã, dia 8 de Fevereiro, uma jornada de contacto e esclarecimento das populações do Algarve, com destaque para as tribunas públicas que realizará, a partir das 11 horas, junto à Estação dos Correios do Gil Eanes em Portimão, com a participação de Vasco Cardoso – membro da Comissão Política do Comité Central do PCP – e em Faro, junto à estação dos correios no largo de São Pedro, com a participação de António Mendonça, membro da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP.

Simultaneamente, o PCP promoverá ao longo de todo o dia, uma recolha de assinaturas em Loulé, exigindo a reabertura do posto de correios que foi encerrado no mês passado, bem como, distribuições de um documento às populações nas seguintes localidades: Aljezur; Lagos;Vila do Bispo; Sagres; Tavira; Castro Marim; Silves; Messines; Lagoa; Olhos de Água; Albufeira; Olhão; São Brás de Alportel; Vila Real Santo António; Monte Gordo; Vila Nova de Cacela.

O PCP, ao mesmo tempo que sublinha a necessidade de se intensificar a luta em defesa dos correios e pelo controlo público dos CTT, com destaque para a greve do sector que está marcada para o próximo dia 23 de Fevereiro, reafirma que continuará a intervir sobre esta matéria, tendo já anunciado que levará novamente à Assembleia da República uma iniciativa legislativa que dê resposta a este problema.

 

Por: PCP