Perdeste a carteira? O Banco de Portugal ajuda-te a proteger a tua identidade e a evitar fraudes com um serviço gratuito e rápido.

Perder ou ser vítima de roubo dos documentos de identificação pessoal pode ser uma experiência angustiante, sobretudo pelo risco de uso indevido da nossa identidade. O que muitos não sabem é que o Banco de Portugal (BdP) disponibiliza um serviço gratuito que permite difundir essa informação por todo o sistema bancário nacional.

Mas o que significa exatamente este serviço? Como é que pode ser útil no teu dia a dia? E que passos tens de seguir para o ativar? Neste artigo vamos esclarecer todas estas questões, mostrando-te como proteger melhor a tua identidade e minimizar os riscos associados à perda dos documentos.

 

Como funciona o serviço do Banco de Portugal para quem perdeu a carteira?

Perder a carteira ou seres vítima de roubo dos teus documentos de identificação representa um risco real de fraude. Para te proteger, o Banco de Portugal oferece um serviço que atua como intermediário entre ti e os bancos. Ao comunicares o roubo ou extravio, o BdP alerta todas as instituições financeiras, permitindo que adotem medidas preventivas contra possíveis operações em teu nome.

Essencialmente, funciona como uma “rede de segurança”: se alguém tentar usar os teus documentos para abrir contas, pedir empréstimos ou realizar outras operações, o banco é avisado de que estão dados como perdidos ou roubados. Com isso, pode recusar ou suspender o processo até esclarecer a situação, evitando prejuízos financeiros ou legais.

O serviço também é dinâmico. Se recuperares os documentos ou os substituíres, deves informar o BdP, para que atualize o sistema e evite bloqueios ou entraves em operações legítimas. Assim, ganhas maior controlo e segurança sobre os teus documentos de identificação.

 

Que documentos estão abrangidos e quando deves comunicar?

serviço de difusão do Banco de Portugal aplica-se a documentos de identificação pessoal:

  • Cartão de cidadão;
  • Bilhete de identidade;
  • Passaporte;
  • Autorização ou título de residência.

A comunicação pode ser feita em caso de extraviofurtoroubofalsificaçãocontrafação ou uso ilícito destes documentos. Segundo o próprio BdP, também deves submeter um novo pedido sempre que haja recuperação, substituição ou qualquer alteração relevante sobre o estado ou validade dos documentos previamente comunicados.

Após a receção do pedido, o Banco de Portugal compromete-se a informar o sistema bancário num prazo máximo de 5 dias úteis. Isto significa que as instituições financeiras ficarão rapidamente atualizadas sobre a situação do teu documento, seja por se encontrar extraviado ou já recuperado.

 

O que não está abrangido pelo serviço BdP?

Este serviço do Banco de Portugal aplica-se exclusivamente a documentos de identificação pessoal, como aqueles indicados anteriormente. Ficam de fora quaisquer instrumentos financeiros, como os cartões bancárioscheques ou outros meios de pagamento.

Nestes casos, deves agir rapidamente e contactar diretamente a entidade emissora do cartão ou do meio de pagamento para bloquear o seu uso e evitar prejuízos ou possíveis fraudes. O BdP reforça que estas situações não estão cobertas pelo serviço de difusão e exigem sempre um contacto direto com o banco ou instituição responsável.

Como fazer o pedido de difusão ao Banco de Portugal?

Tens duas formas de solicitar a difusão da informação ao Banco de Portugal.

Por um lado, podes fazê-lo online, através do formulário eletrónico disponível no Portal do Cliente Bancário. Por outro, existe a opção de imprimir o formulário, preenchê-lo manualmente e entregá-lo num dos postos de atendimento do Banco de Portugal.

Independentemente do método que escolheres, é obrigatório anexar uma declaração ou auto emitido por uma entidade policial ou judiciária que comprove a ocorrência do furto, perda ou roubo. Sem esse comprovativo, o pedido não será aceite.

Trata-se, de facto, de um passo simples mas extremamente eficaz para proteger a tua identidade e evitar problemas no futuro. Assim sendo, se conheceres alguém que esteja a passar por uma situação semelhante, partilha esta informação — pode fazer toda a diferença.

 

Cuidados para não perder a carteira no verão

Com o verão chegam os dias longos, as férias, os passeios, os festivais e as idas à praia, e com eles, o risco acrescido de perda ou roubo da carteira. Nesta altura do ano, passamos mais tempo fora de casa, em espaços públicos movimentados como esplanadas, aeroportos ou transportes. Uma mochila aberta, um casaco esquecido numa cadeira ou a carteira pousada na toalha da praia podem ser oportunidades perfeitas para um descuido ou para um furto.

Por isso, se estás a planear passar uns dias fora, redobra os cuidados com os teus documentos pessoais. Mantém a carteira sempre contigo, evita deixá-la visível e não percas o telemóvel de vista. E se, mesmo com todos os cuidados, alguma coisa correr mal, lembra-te de que podes contar com o serviço gratuito do Banco de Portugal para proteger a tua identidade e alertar o sistema bancário.

Partilha esta informação com amigos ou familiares que vão viajar nos próximos tempos. O verão é a altura perfeita para relaxar, mas a segurança da tua informação pessoal deve continuar no topo das tuas prioridades.

 

Idealista News