Este exercício terá por base a simulação de uma colisão entre dois navios mercantes, ao largo do porto de Portimão, originando um incêndio, um rombo no casco com derrame de fuelóleo e, ainda, um ferido a bordo e um náufrago.
Da colisão resulta um derrame que se dispersa em duas grandes manchas de poluição que derivam para a entrada do porto, praias adjacentes e zonas essenciais à economia local, tais como pesqueiros e atividades turísticas diversas. Uma das manchas de poluição irá atingir o porto de Portimão, afetando a praia fluvial, a marina e a fauna e flora do rio Arade.
Além do treino de vários procedimentos, este exercício tem como objetivo consolidar a integração dos meios de combate à poluição da Autoridade Marítima Nacional com a Marinha Portuguesa, a Força Aérea Portuguesa e outros meios nacionais, assim como internacionais, com os meios da European Maritime Safety Agency (EMSA) e dos parceiros do Acordo de Lisboa (França, Espanha e Marrocos).
No dia 18 de abril irá realizar-se a primeira fase do exercício com um seminário subordinado ao tema "Preservação do meio marinho", abordando assuntos relacionados com a poluição do meio marinho e onde será também apresentado o exercício de combate à poluição do mar. Este seminário é aberto ao público, e realiza-se pelas 14h30 no Museu de Portimão (INSCRIÇÕES AQUI). Poderá também ser assistido através das redes sociais da Autoridade Marítima Nacional.
No segundo dia do exercício, 19 de abril, realizar-se-ão diversas ações de combate à poluição do mar em Portimão, decorrente da simulação do incidente de poluição marítima, e serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar.
O "ATLANTIC POLEX.PT" é um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho, que pretende testar o plano nacional de contingência contra incidentes de poluição nos diferentes tipos de cenários passíveis de ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia.
AMN