Zambujo, aos 59 minutos, assinou o único tento da partida, quebrando um jejum dos algarvios, que há quatro jornadas não venciam.
O União da Madeira entrou melhor na partida, com maior velocidade e determinação atacante, o que lhe permitiu comandar o jogo nos primeiros 15 minutos.
Aos poucos, a formação algarvia, agora sob o comando de Carlos Azenha, equilibrou a partida, com o nulo a espelhar ao intervalo a produtividade de ambos os conjuntos, sem quaisquer ocasiões de golo conseguidas.
No segundo tempo, o Portimonense entrou com outra disposição, denotando maior velocidade na transição da bola e no jogo ofensivo e, aos 46 minutos, Pires, isolado, teve a oportunidade para abrir o marcador, mas o remate foi intercetado pela defesa madeirense.
O Portimonense assumia as despesas do jogo, com maior controlo do meio-campo, enquanto os madeirenses procuravam em contra-ataque surpreender os algarvios.
Mendy (55), apenas com o guarda-redes Ricardo Ferreira pela frente, falhou a baliza e a melhor ocasião de golo dos madeirenses em toda a partida.
O lance despertou os algarvios, que, a partir daqui, acentuaram o seu domínio e abriram o marcador, num lance rápido de ataque finalizado por Zambujo.
Até ao final, o União da Madeira mostrou-se incapaz de inverter o rumo do jogo e o desfecho da partida.
Jogo no Estádio Municipal de Portimão.
Portimonense - União da Madeira, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Zambujo, 59 minutos.
Equipas:
- Portimonense: Ricardo Ferreira, Ricardo Pessoa, Ivo Nicolau, Maurício, Lazaroni, Ewerton, Zambujo (Dieguinho, 69), Fernandinho (Adelino, 87), Jonathan (João Paulo, 65), Rafinha e Pires.
(Suplentes: Carlos Henriques, Ryuki, Dener, João Paulo, Dieguinho, Gleison e Adelino).
Treinador: Carlos Azenha.
- União da Madeira: Ricardo Campos, Zarabi, Andre Vinícius, Roberto, Stéphane Dassé, Soares, Ruben Andrade, Ayrton (Miguel Fidalgo, 72), Kisley (Chaby, 62), Talles e Mendy.
(Suplentes: Rafael Alves, Diogo Coelho, Miguel Fidalgo, Edson, Diogo Firmino, Chaby e Christo).
Treinador: Vítor Oliveira.
Árbitro: André Narciso (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jonathan (53), Zambujo (59), Lazaroni (62), Soares (77), Ewerton (80) e Talles (90).
Assistência: Cerca de 700 espetadores.
Por: Lusa