O Portimonense ascendeu ontem, provisoriamente, ao quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Santa Clara por 2-1, no encontro inaugural da sexta jornada, disputado em Portimão.

O colombiano Wilinton Aponza, aos 10 minutos, e o brasileiro Lucas Fernandes, aos 44, apontaram os tentos dos algarvios, que eram a única equipa que ainda não tinha pontuado em casa, enquanto Rui Costa faturou para os açorianos, aos 20.

Na classificação, o Portimonense passou a somar 10 pontos e colocou-se, à condição, a um de FC Porto e Sporting, três do Estoril Praia e cinco do líder Benfica, e o Santa Clara, que somou o terceiro desaire fora, manteve-se em 14.º, com quatro.

 

Futebol: I Liga/ Portimonense - Santa Clara (ficha)

 

O Portimonense venceu hoje o Santa Clara por 2-1, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Portimão.

 

Jogo no Municipal de Portimão.

Portimonense – Santa Clara, 2-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Aponza, 10 minutos.

1-1, Rui Costa, 19.

2-1, Lucas Fernandes, 44.

 

Equipas:

- Portimonense: Samuel, Moufi, Pedrão, Willyan, Fali Candé (Lazaar, 86), Aponza, Lucas Fernandes (Pedro Sá, 77), Ewerton (Lucas Possignolo, 46), Aylton Boa Morte (Anderson, 46), Carlinhos e Angulo (Imbula, 90+5).

(Suplentes: Ricardo, Lucas Possignolo, Anderson, Luquinha, Pedro Sá, Lazaar, Imbula, Renato Júnior e Marcus).

Treinador: Paulo Sérgio.

- Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, Tassano, Boateng, Mansur, Ricardinho (Mohebi, 74), Romão (Nené, 62), Lincoln, Anderson Carvalho (Bouldini, 74), Allano (Jean Patric, 62) e Rui Costa (Paulo Henrique, 83).

(Suplentes: Ricardo Fernandes, João Afonso, Bouldini, Paulo Henrique, Nené, Jean Patric, Mohebi e Pierre Sagna).

Treinador: Daniel Ramos.

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fali Candé (28), Romão (29), Lucas Fernandes (50), Aponza (59), Anderson Carvalho (63), Carlinhos (90) e Tassano (90+4).

Assistência: 920 espetadores.

 

COMENTÁRIO: Portimonense vence Santa Clara e soma primeiros pontos em casa

O Portimonense alcançou hoje a primeira vitória em casa na temporada 2021/22, ao vencer o Santa Clara, por 2-1, em jogo de abertura da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O colombiano Wilinton Aponza inaugurou o marcador para os algarvios, logo aos 10 minutos, Rui Costa (20) restabeleceu a igualdade, e Lucas Fernandes (44) assinou o tento da vitória.

Com este triunfo, o Portimonense passou a somar 10 pontos, ascendendo, provisoriamente, ao quinto lugar, enquanto o Santa Clara manteve-se em 14.º, com quatro pontos.

No Municipal de Portimão, a formação de Paulo Sérgio, que perseguia os primeiros pontos em casa, entrou mais pressionante e precisou apenas de 10 minutos para se colocar em vantagem, por intermédio de Aponza.

O avançado colombiano finalizou com êxito uma assistência de Lucas Fernandes, rematando forte e colocado fora do alcance do guarda-redes açoriano, naquele que foi o seu primeiro golo ao serviço dos algarvios.

Contudo, o Santa Clara reagiu e, aos 20 minutos, chegou à igualdade, com um golo de Rui Costa, após remate de Ricardinho ao poste da baliza defendida por Samuel Portugal.

Com a igualdade, as equipas abrandaram o ritmo e dividiram o jogo, mas foi o Portimonense, no único remate à baliza, a adiantar-se novamente no marcador, aos 44 minutos.

Aponza serviu Lucas Fernandes e o médio brasileiro rematou colocado ao canto inferior direito da baliza, levando os anfitriões em vantagem para o intervalo.

No segundo tempo, o Santa Clara teve maior tempo de posse de bola, mas foi o Portimonense que, em contra-ataque, teve as melhores oportunidades para dilatar o marcador.

Anderson, que entrou na segunda parte, foi o mais perdulário, somando oportunidades perdidas aos 70 e 80 minutos.

Durante toda a segunda parte, o Santa Clara teve apenas uma única ocasião para visar a baliza de Samuel, já nos descontos, aos 90+2, com Samuel Portugal a negar o golo a Bouldini.

 

Futebol: I Liga/ Portimonense - Santa Clara (declarações)

 

Declarações após o jogo Portimonense-Santa Clara (2-1), da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol:

 

- Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Tivemos uma primeira parte com eficácia elevadíssima, fazendo dois golos em dois remates. Aliás, a eficácia foi comum às duas equipas, pois o Santa Clara no único remate que fez à baliza, fez o golo.

Na segunda parte, tivemos uma mão cheia de oportunidades para fazer o 3-1 e matar o jogo.

Na primeira parte, dividimos muito o jogo, fomos pouco agressivos na recuperação da bola e deixámos que o Santa Clara passasse também a ter bola.

Ao intervalo, com as substituições, dei mais músculo à equipa e penso que tivemos muito mais perto daquilo que queremos ser, embora tivéssemos sido muito perdulários.

Quando jogamos bem, estamos sempre mais perto de vencer e hoje jogámos bem.

Agora, temos de continuar a trabalhar para melhorar e atingir altos níveis, com estes jogadores que são jovens e estão a ganhar experiência e maturidade”.

 

- Daniel Ramos (treinador do Santa Clara): “Dois remates do Portimonense, dois golos, incrível.

É duro perceber que o Portimonense fez muito pouco para chegar a um golo de vantagem. Ainda assim, em desvantagem, demos uma boa resposta, chegámos ao empate, mas o segundo golo do Portimonense tornou tudo mais complicado.

Na segunda parte, aumentámos o número de homens na área, aproveitando a altura de um vasto número de jogadores, porque não encontrávamos corredores nos momentos em que tínhamos bola e algum controlo.

A equipa nunca se deixou abater, deu uma boa resposta até final, mas não foi suficiente, porque o Portimonense também teve mérito e chances para fazer o terceiro golo.

Tivemos oportunidades para levar daqui um ponto, penso que seria o mais ajustado ao que se passou no jogo.

Estamos a atravessar fase menos boa e é bom que ela termine e que a sorte passe para o nosso lado.

A equipa está a criar oportunidades, mas também está a conceder. Temos de ser mais rigorosos para não sofrer golos.

Vamos redobrar as atenções, trabalhar mais para reduzir as oportunidades dos adversários.

Parabéns ao Portimonense, que conseguiu aproveitar bem as oportunidades que teve, num jogo em que as duas equipas lutaram pelo resultado”.