O Município de Odemira pretende potenciar Santa Clara como Pólo turístico e motor de dinamização das aldeias e freguesias vizinhas, em toda a faixa interior do território.

Assente na estratégia DNA Odemira (DNA - Desporto, Natureza e Aventura), o Município apresentou uma candidatura no valor de 276.030,00€ ao “VALORIZAR” – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, da responsabilidade da Turismo de Portugal e que se destina a investimentos de regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e a valorização turística do património cultural e natural do país.

Além de reconhecer a apetência turística de Santa Clara e da sua Albufeira, a autarquia assenta a sua decisão na Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destaca o Turismo Náutico como um dos eixos fundamentais de desenvolvimento regional e local, sendo o Rio Mira e a Albufeira de Santa Clara apontados como pólos a potenciar no concelho. Neste sentido têm vindo a ser implementados alguns investimentos municipais na envolvente à Albufeira de Santa Clara, como são exemplos a remodelação e modernização do Posto de Turismo, a criação de uma zona balnear na albufeira ou o apoio à criação de circuitos pedestres no âmbito da Rota Vicentina.

Santa Clara enquanto destino turístico encontra-se numa fase decisiva, sendo necessário desenvolver o plano de valorização e promoção da aldeia e dos serviços associados à barragem e às freguesias da envolvente, que contribuam decisivamente para a regeneração do território. A par das excelentes condições naturais para a prática de atividades náuticas, de lazer e de competição, este é um local reconhecido pela existência de uma antiga Pousada de Portugal (atualmente sob gestão privada e cuja reabertura acontecerá durante o mês de julho), e de uma das 9 praias com Bandeira Azul do concelho de Odemira, sendo a única praia fluvial. São várias as unidades de turismo em espaço rural existentes na envolvente e empresas de animação marítimo-turística (para passeios de barco e pesca desportiva) que operam na albufeira.

Neste contexto, o Município de Odemira agarrou a oportunidade de participação na iniciativa "7 Maravilhas de Portugal – Aldeias", com as aldeias da Zambujeira do Mar, Vale de Santiago, S. Martinho das Amoreiras e Santa Clara-a-Velha, a exemplo da participação nas "7 Maravilhas Naturais de Portugal" e "7 Maravilhas Praias de Portugal", que mediatizaram o concelho a uma escala nacional e cimentaram a identidade local.

Entre as 446 candidaturas, a Zambujeira do Mar (Aldeias de Mar) e Santa-Clara-a-Velha (Aldeias Ribeirinhas) encontram-se entre as 49 pré-finalistas "7 Maravilhas de Portugal – Aldeias", entrando-se assim numa fase de alargada promoção das aldeias e das suas gentes. Surgiu assim a oportunidade de realização de um programa televisivo da RTP, em direto a partir de Santa Clara-a-Velha, agendada para o próximo dia 9 de julho, a partir das 21.00 horas, precisamente para promover o território, num contexto nacional e também internacional, através da transmissão pela RTP Internacional.

No dia 9 de julho o país tem os olhos focados em Santa Clara-a-Velha e no concelho de Odemira, onde decorre a primeira de várias Galas da RTP dedicadas à iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, e durante a qual se poderá votar nas aldeia pré-finalistas na categoria de “Aldeias Ribeirinhas”.

 

Por: CM Odemira