Rocha e Alvor reforçadas com 15 torres de vigia para os nadadores-salvadores.
Com o início da nova época balnear, as praias do concelho de Portimão voltam a atrair largos milhares de banhistas, não só pelas suas características naturais, mas igualmente porque oferecem elevados padrões de qualidade, em termos de infraestruturas, serviços e segurança.
 
Expoente desses atributos diferenciadores, a Bandeira Azul voltou a ser hasteada hoje, 11 de junho, nas praias da Rocha, Três Castelos, Vau, Três Irmãos, Alvor e na Marina de Portimão, atestando que as estâncias balneares do concelho cumprem os mais exigentes critérios ao nível da informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, sem esquecer a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos banhistas.
 
Também foram distinguidas as embarcações de ecoturismo “Sun Cat I” e “Sun Boat I”, ambas exploradas pela empresa turística Sun Boat Trips, a operar a partir do porto de Portimão.
 
Símbolo europeu reservado a praias, portos de recreio e marinas, a Bandeira Azul é hasteada nas praias de Portimão desde 1987 e ondulará ao vento até ao final da presente época balnear, com o objetivo principal de elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro.
 
A bandeira de Praia Acessível – Praia para Todos está igualmente de regresso às praias da Rocha, Vau, Três Irmãos, Alvor e da Marina de Portimão, mais uma vez distinguidas por cumprirem requisitos como os acessos pedonais fáceis, sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, o estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com mobilidade condicionada, as passadeiras sobre o areal e a existência de instalações sanitárias adaptadas, entre outros aspetos.
 
Por sua vez, a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu o galardão “Qualidade de Ouro” à água de mar que banha as praias da Rocha, Três Castelos, Careanos, Barranco das Canas, Vau, Alvor-nascente e Alvor-poente.
 
O principal critério desta distinção tem a ver com a obrigatoriedade de a qualidade da água ter sido “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (2019 a 2023), com base nas análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, sobretudo ao nível dos indicadores bacterianos.
 
Recorde-se, por fim, que este ano a Praia da Rocha voltou a ser galardoada com o Prémio Cinco Estrelas Regiões na vertente das estâncias balneares, revalidando o destaque alcançado nas anteriores edições por este sistema de avaliação, que reconhece o que de melhor existe e se faz no país em várias áreas.
 
Considerada novamente o principal ícone algarvio da sua categoria em termos de interesse nacional, a Praia da Rocha expande-se por quase dois quilómetros e possui um largo passadiço de madeira, recentemente substituído pela Câmara Municipal de Portimão num investimento superior a um milhão de euros, ao longo do qual funcionam diversas infraestruturas de apoio, como restaurantes, uma área desportiva e um parque infantil.
 
Torres de vigia na Praia da Rocha e em Alvor
 
Ao nível da segurança, estão a funcionar nas praias da Rocha e de Alvor 15 torres de vigia destinadas aos nadadores-salvadores, no seguimento de um protocolo de cedência das estruturas, para já até à época balnear de 2025, estabelecido entre a Fundação Vodafone Portugal e a Câmara Municipal de Portimão.
 
A medida resulta do programa “Praia Saudável”, tendo a localização e colocação das torres, a cargo de empresa contratada pela autarquia, contado com a colaboração e acompanhamento da Rocha Rescue – Associação de Salvamento Aquático e Assistência a Banhistas, entidade licenciada pelo Instituto de Socorro a Náufragos e que também participou na implementação do plano integrado de salvamento em vigor, destinado a otimizar os meios técnicos e operacionais.
 
 
 
Por: CM Portimão