A instalação do primeiro abrigo foi um de vários passos num projeto que visa esterilizar até 1500 gatos de rua anualmente
Na passada quarta-feira, 12 de Junho, o primeiro abrigo no âmbito do projeto Vila dos Gatos, da Associação Animal Rescue Algarve (ARA), foi instalado em Vilamoura, na Rua da Grécia. A ocasião foi marcada por uma pequena cerimónia que contou com a presença do Presidente da Freguesia de Quateira, Telmo Pinto, juntamente com a sua equipa, o fundador da ARA, Sid Richardson acompanhado por membros da Associação, assim como cuidadora local Margarida Fonseca e coordenadoras do programa de captura/esterilização/devolução da ARA Cidália Veloso e Cristina e Anabela Marques.
Para os cuidadores locais, que têm cuidado dos gatos de rua com pouco apoio durante anos, o projeto apresenta-se como uma demonstração de apoio muito necessário pelo trabalho altruísta desenvolvido na zona em prol desses gatos. Até á data, estes esforços têm sido maioritariamente executados através de abrigos improvisados e trabalho voluntário (e muitas vezes ignorado), em nome do bem-estar destes animais.
O Presidente da Junta de Freguesias de Quarteira, Telmo Pinto, agradeceu à ARA e aos seus voluntários pela sua dedicação à causa, reconhecendo os limites que o governo local tem - devida a falta de conhecimentos especializados ou recursos – e que colaborações como esta são centrais ao bom funcionamento dos Municípios.
Após a inauguração, as equipas da Junta e da ARA deslocaram-se a um segundo local, na Rua da Alemanha, onde será instalado brevemente o segundo abrigo de Vilamoura. A cerimónia também gerou a oportunidade para ambos Richardson e Pinto discutirem futuras iniciativas conjuntas, para o beneficio da comunidades de Quarteira.
Realçando a responsabilidade conjunta que todas as secções da sociedade civil têm para com os gatos de rua, os abrigos foram construídos pelos reclusos da prisão de Silves, e contam com o apoio da Inframoura e Câmara Municipal de Loulé.
O projeto ambicioso visa lidar com o problema do aumento descontrolado das populações de gatos de rua, com o objetivo de construir e instalar até 40 abrigos e esterilizar até 1500 gatos de rua anualmente – dependendo do apoio concedido pelas autoridades locais. A ARA também já instalou o primeiro abrigo do projeto em Almancil, tendo outros 10 prontos para serem instalados assim que possível em várias áreas de Loulé. Lançado recentemente, o projeto Vila dos Gatos, já capturou, esterilizou, e libertou cerca de 400 gatos nas suas respetivas colónias.
Visto que, por norma, os gatos de rua não podem ser realojados em contextos domésticos, a captura, esterilização e devolução ás colónias apresenta-se como a única maneira humana e eficaz de encarar o problema do aumento de populações de gatos de rua. Neste sentido, a ARA oferece-se a coordenar todos os esforços dos voluntários, alimentar e gerir a logística das colónias no Concelho de Loulé, com o apoio dos seus parceiros privados e Municipais. A Animal Rescue Algarve adverte para o facto de que existem mais de 10.000 gatos de rua não-esterilizados na zona de Loulé, que se multiplicam a um ritmo alarmante.
O projeto ambicioso requer muitos recursos e pessoas, e ambos voluntários e donativos são sempre bem-vindos através do seguinte email:
Para apoiar e aprender mais acerca do trabalho desenvolvido pela ARA, pode visitar o seu website, redes sociais, ou marcar uma visita ao seu abrigo na zona da Cabanita, em Loulé:
www.animalrescuealgarve.com