As entradas são gratuitas, devendo os bilhetes ser levantados a partir das 21h00 no recinto do evento.
Nesta sexta-feira, 2 de junho, todos os caminhos vão dar ao Portimão Arena para os primeiros desfiles relativos à 22ª edição das Marchas Populares, com entrada gratuita, mediante levantamento dos ingressos no local a partir das 21h00, garantindo o seu lugar nesta festa eminentemente popular, marcada para as 22h00, onde não faltarão os arquinhos empoleirados e as vestimentas coloridas, as melodias ritmadas e as danças contagiantes.
 
Será a terceira vez que as marchas desfilarão no Portimão Arena, situado no Parque de Feiras e Exposições de Portimão e a dois passos do centro da cidade, para mais um cortejo marcado pelas coreografias harmoniosas, que costumam atrair ao recinto centenas de pessoas, entre residentes e visitantes.
 
Depois do desfile no Portimão Arena, o programa continuará pela seguinte ordem: 9 de junho – Polidesportivo da Figueira; 11 de junho – Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor; 16 de junho – zona ribeirinha de Alvor; 23 de junho – Praia da Rocha (do Miradouro até à Fortaleza de Santa Catarina, pela Avenida Tomás Cabreira); 30 de junho – Zona ribeirinha de Portimão, na área adjacente à antiga lota.
 
Participarão nesta festa eminentemente popular algumas centenas de marchantes, em representação da Sociedade Filarmónica Portimonense, do Sporting Glória ou Morte Portimonense, da Sociedade Recreativa Figueirense e do CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a que se juntará a Marcha da Vila de Alvor, organizada pela própria Junta de Freguesia com recurso ao voluntariado da população.
 
Também se associam aos festejos três marchas convidadas de concelhos vizinhos, como são os casos da Marcha da Associação Grupo de Amigos da Pedreira (Silves), Marcha do Clube Desportivo de Odiáxere (Lagos) e Marcha do Clube de Futebol “Os Estombarenses” (Lagoa).
 
No total, estarão envolvidos cerca de mil pessoas, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que mais uma vez vestem o espírito do associativismo e dão largas à imaginação e ao genuíno sentido popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e aos costumes e tradições regionais.
 
Os arraiais vão igualmente ser retomados e têm lugar em pleno centro da cidade, realizando-se na Praça da República sempre a partir das 19h00, dia 10 - Grupo Coral de Portimão e os músicos Nuno e Soraia (21h00); dia 17 - Instituto de Cultura de Portimão e acordeonista Claúdio Rosário (21h00); dia 24 - Grupo de Cante Alentejano dos Centros Comunitários do Município de Portimão e acordeonista Pedro Miguel Silva (21h00); dia 30 - Grupo Coral As Vozes do Glória e acordeonistas Ricardo e Idalécia (21h00).
 
Em complemento à animação musical, funcionarão no local barraquinhas de comes e bebes, a cargo da Sociedade Vencedora Portimonense, do Clube União Portimonense e do Sporting Glória ou Morte Portimonense.
 
Cartaz incontornável das propostas culturais do Algarve nesta época do ano, a celebração dos Santos Populares em Portimão representa o corolário da dinâmica que caracteriza o movimento associativo local, sempre que possível acarinhado e apoiado pelo Município.
 
Acresce o facto de que esta edição das Marchas Populares integra a vasta programação preparada pela autarquia para assinalar meio século de liberdade e democracia, e que se desenvolverá ao longo de um ano cheio de atividades, culminando nas comemorações do 25 de Abril de 2024.
 
Como vem sendo habitual, as celebrações dos Santos Populares são organizadas pelo Município de Portimão, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, contando com o entusiástico empenho das coletividades envolvidas, mobilizando largas centenas de pessoas de todas as faixas etárias e quadrantes sociais.