quando à Procissão da Aleluia se seguiria uma animada Tarde Cultural juntando milhares de pessoas no Adro da Igreja Matriz de São Brás de Alportel. Quis o destino mudar as circunstâncias e em contexto de isolamento social, o anúncio toma a forma de publicação digital.
A Associação Cultural Sambrasense, com o apoio do Município de São Brás de Alportel apresentou a candidatura ao concurso que pretende apurar quais são as 7 mais significativas Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, uma iniciativa que se segue a um conjunto de outros concursos “7 Maravilhas” que desde 2007 pretendem divulgar e comunicar os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
A relação secular desta celebração pascal com a comunidade são-brasense, num misto de fé e tradição que não se consegue explicar na sua plenitude, mas apenas sentir, foi a génese desta candidatura, fundamentada nas caraterísticas singulares de uma procissão onde os andores dão lugar às flores, elevadas aos céus, em bonitas tochas, num percurso desenhado por magníficos tapetes tecidos a flores campestres, por mãos voluntariosas… culminando num eco que se ergue bem alto “Ressuscitou como disse. Aleluia, Aleluia, Aleluia”, o refrão repetido sem cessar!
A procissão da Aleluia com raízes ancestrais está ligada histórica e sentimentalmente à comunidade são-brasense, é o coração da Festa das Tochas Floridas, que atrai ano após ano, milhares de visitantes ao concelho, onde têm ainda oportunidade de ter uma experiência única e genuína ao nível cultural e gastronómico.
Esta iniciativa procura ser uma afirmação inequívoca do valor e autenticidade das mais diversas manifestações culturais portuguesas que ao longo do concurso são homenageadas e dadas a conhecer. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no website: https://7maravilhas.pt/.
Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel