Ação teve simulações de alerta e despacho de meios aéreos.

O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve promoveu, no passado dia 11 de maio, uma ação informativa com o objetivo de alertar para o início da época de maior propensão a incêndios rurais.

A Proteção Civil pretende retomar as ações de enquadramento dirigidas aos stakeholders do sistema de monitorização e comunicação de risco, de alerta especial e de aviso à população. Para além disso, esta ação teve um momento, denominado Sistema de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População, que tinha como objetivo o diálogo com os meios de comunicação social, para que a troca de informações entre a Proteção Civil e os vários órgãos possam ser mais consolidada, rápida e próxima – com a finalidade de informar sempre o leitor/ouvinte/espectador.

A visita prosseguiu até à área de gestão de emergência do Comando Regional, com uma simulação de alerta e ativação/despacho de meios. Esse momento ficou marcado pela participação de vários membros da Proteção Civil, Bombeiros e GNR. Os presentes tiveram oportunidade de perceber as etapas desde o alerta inicial de uma ocorrência, até ao despacho de meios. Falou-se ainda da importância da rede de comunicação e das alternativas a esta, em caso de alguma falha.

Em seguida, foi visitada a Base de Helicópteros em Serviço Permanente (BHSP), onde se realizou um exercício de saída de meio aéreo em ataque inicial para combate de incêndios rurais. A equipa que conduziu a visita enquadrou as potencialidades do helicóptero, que, a título de curiosidade, tem uma capacidade máxima de descolagem de 2 250 kgs, com carga interna. Já com carga suspensa, pode atingir os 2.800 kgs.

Por fim, após um almoço de confraternização na Base de Apoio Logístico (BAL) do Algarve, os presentes tiveram oportunidade de ver a exposição estática de meios e recursos para cenários de exceção.

Durante a visita, foram vários os intervenientes que contribuíram para esta visita.

 

Por: Filipe Vilhena