O primeiro ato protocolar realizado na nova sede da Freguesia de Olhão, inaugurada na segunda-feira, 10 de julho, dia de aniversário, ocorreu entre a Freguesia e o Estabelecimento Prisional de Olhão.

Pelas 11H00 da manhã, o presidente Luciano Jesus e alguns membros do seu executivo, tiveram a honra de receber, nas novas instalações da Freguesia de Olhão, a visita do Director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Dr. Celso Manata, acompanhado pelo Dr. Júlio César de Melo, o novo Diretor do Estabelecimento Prisional de Olhão.

Após uma breve apresentação da “nova casa”, com uma visita guiada pela sala multiusos, onde se destaca um mural com fotos do Olhão antigo e uma exposição de pintura dos alunos do CAPO – Centro de Pintores Olhanenses, teve início o ato oficial.

A mesa de honra, composta pelo Dr. Celso Manata, o presidente Luciano Jesus e o Dr. Júlio de Melo, convidou Cândida Cativo, vogal do executivo da Freguesia, a fazer a leitura pública resumida do protocolo, antes da assinatura do mesmo.

Em suma, aproveitando estímulos do IEFP, o protocolo celebrado entre a Freguesia de Olhão e o Estabelecimento Prisional, visa reintegrar dois reclusos, através da sua inclusão em postos de trabalho da Freguesia de Olhão, proporcionando-lhes o regresso ao mundo laboral como forma de reconhecimento social da sua reabilitação.   

Este acordo foi reconhecido ao mais alto nível pelo Dr. Celso Manata, que fez questão de estar presente, salientando que “os presos têm de sentir-se úteis à sociedade”, acreditando ser “este o caminho certo, no sentido de dar uma segunda oportunidade a quem cometeu delitos, mas com muita segurança”, sublinhado que “isso é impossível sem o apoio das autarquias”.

Com o objetivo de “promover as liberdades condicionais”, o Diretor-geral acredita que “estes protocolos são visionários”, defendendo que “a reinserção social é um trabalho que tem de ser feito em comunidade”.

O presidente Luciano Jesus salientou que a Freguesia de Olhão foi a primeira entidade pública do concelho a estabelecer sinergias com o EPO, recordando a excelente obra realizada nos viveiros dos espaços verdes, que “foram recuperados de forma exemplar pelos reclusos, a baixo custo, defendendo o erário público e promovendo a reinserção dos indivíduos privados da sua liberdade”.

A participação dos reclusos do EP de Olhão e de Faro na “Missão limpar paraísos de Olhão”, que recolheu, no verão passado, 1,8 toneladas de lixo de uma das ilhas da Ria Formosa, também foi recordada com gratidão pelo presidente da Freguesia de Olhão, demonstrando a prontidão do Estabelecimento Prisional numa participação ativa importante “em fazer o bem para todos”.

Este primeiro ato oficial na nova sede contou com a presença de outras entidades públicas, a salientar, o Sr. Comissário da PSP de Olhão, o Diretor-adjunto do EP de Faro, o Diretor do EP de Silves, a Diretora e Coordenadora regionais da reinserção social e vários membros do executivo da Freguesia de Olhão.

A culminar o dia do 322º aniversário da Freguesia de Olhão, realizou-se, pelas 20H00, a inauguração oficial da nova sede. 

 

Por: Fregusia de Olhão