Ao longo dos últimos anos, foi público o compromisso do anterior Governo em avançar com a Ponte Alcoutim- San Lucar, concretizando, desse modo, um anseio antigo dessas populações raianas.

O PSD concordou e saudou a iniciativa. Para esse efeito, o Governo anterior decidiu inscrever a obra no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integralmente financiado por dinheiros europeus. Desse modo, a obra teria que estar concluída até 2026, sob pena do financiamento ser perdido definitivamente. Sucede que, soube-se nos últimos meses, a obra não tem o acordo de Espanha, a qual tem, obviamente, que assumir os encargos referentes às ligações rodoviárias em território espanhol. Sem ligações seria apenas uma ponte que não conduz a lado nenhum. Desse modo, a obra está em risco, não passando atualmente de uma boa intenção, sem qualquer garantia.

Carlos Ludovico, líder do PSD e vereador da Câmara de Alcoutim, é claro “Enganaram uma vez mais os alcoutenejos. Arranjaram um grande berbicacho, o qual resultou de uma forma impreparada de tratar assuntos públicos ao mais alto nível. Neste momento, a obra não passa de um projeto. É estranho até que o Presidente da CCDR, José Apolinário, diga que tem que avançar. Avançar como? Como estará pronta até 2026? Confio que o novo governo obtenha o acordo de Espanha, mas ninguém espere milagres.

Falei com o Ministro Pinto Luz sobre o assunto e é uma prioridade. Ao contrário de outros, ele não pode prometer algo que não depende exclusivamente dele.”

 

PSD Algarve