Num tempo em que os apelos ao confinamento das pessoas são uma constante e que em nome da Saúde Pública a prioridade é o isolamento social, com custos económicos elevadíssimos, eis que na casa da democracia se «fura o quarentena» e se decide comemorar o 25 de Abril em sessões solenes.

Face a todas as restrições impostas no sentido de combater a propagação da COVID-19, abrir exceções neste tempos difíceis que todos estamos a passar será com certeza um verdadeiro erro que mais tarde todos iremos pagar.

Para o PSD de São Brás de Alportel não parece sensata a contradição entre a suspensão das liberdades individuais em nome da Saúde Pública e a suspensão dessa suspensão para a comemoração do 25 de Abril de forma pública colocando em risco os seus participantes.

Não nos parece coerente que enquanto a maioria dos Portugueses cumpra, e bem, abnegadamente o isolamento imposto, outros o possam violar.

Reconhecemos e compreendemos toda a importância das comemorações do 25 de Abril, mas do ponto de vista epidemiológico e de Saúde Pública, neste momento não nos faz sentido qualquer ajuntamento com um número significativo de pessoas que possa colocar em causa todo o esforço até então tido por todos.

Considerando que se deva celebrar este dia que simboliza a Liberdade, mesmo que não nos seja possível como queríamos, pois a nossa saúde e segurança e dos demais estão primeiro. São períodos excecionais que justificam medidas e celebrações excecionais, podem decorrer por via online como temos visto acontecer noutras celebrações ou de outra forma que não coloque em risco seja quem for, porque o apelo é "para ficar em casa, juntos mas à distância".

Os eleitos políticos têm de dar o maior exemplo para a população‼

 

A Comissão Política de Seção do PSD de São Brás de Alportel, 19 de abril de 2020.