Presidente de Câmara falta sistematicamente às sessões de Assembleia Municipal de Portimão quando validou datas anteriormente

Realizou-se ontem, segunda-feira dia 26 de setembro de 2022, a 3ª sessão ordinária de 2022 da Assembleia Municipal de Portimão cuja data teve aprovação prévia em conferência de representantes (líderes das bancadas políticas eleitas a este órgão em reunião com a mesa da Assembleia Municipal) após disponibilidade dada pela Presidente da Câmara Municipal de Portimão.

Este sistema de validação de datas, para precaver a data mais oportuna de agenda política a todos, executivo e forças políticas de oposição, é a forma democrática adotada pela generalidade das 308 Câmaras e Assembleias Municipais do país.

Em Portimão, mesmo cumprindo a Assembleia Municipal, há algo que já se tornou habitual: As sessões de assembleia Municipal de Portimão realizam-se quase sempre com a ausência da Presidente de Câmara.

Não sendo impeditivo da realização destas sessões, é uma questão de respeito quem lidera o executivo camarário estar presente nas sessões do órgão autárquico que fiscaliza o seu desempenho.

Reforça o PSD que, no mandato transato, a atual e então Presidente de Câmara chegou a faltar à sessão ordinária de Assembleia Municipal destinada à apresentação, discussão e votação do Orçamento e das Grandes Opções do Plano que o PS apresentava para o município de Portimão, sendo esta a reunião dita “mais importante” do ano civil.

Para o líder do PSD e igualmente membro à Assembleia Municipal, Carlos Gouveia Martins, o PSD alerta que não compactuará com mais “faltas” injustificadas até à hora das sessões e que “Se a Senhora Presidente de Câmara acha que as forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Portimão não são merecedoras da sua atenção, de a questionar e de propor-lhe de viva voz propostas alternativas, relembramos que esses partidos representam 60% da escolha dos portimonenses que votaram em Setembro de 2021 nas eleições autárquicas”.

Refere ainda Carlos Gouveia Martins que “Não creio que a Senhora Presidente de Câmara tenha medo de debater com o PSD ou outras forças, porém, da mesma forma que continuamos bloqueados pelo PS de transmitir as sessões para o publico via online e em direto, as faltas que Isilda Gomes dá, que são bastantes, começam a transparecer que afinal esse poderá ser um dos motivos. Da nossa parte, se quiser debates e reuniões um-a-um, até podemos fazer por temas e diariamente.”

Por fim, refere a Comissão Política de Seção do PSD e os Autarcas eleitos à Assembleia Municipal de Portimão que “O PSD não voltará a marcar presença em reuniões de Assembleia Municipal cuja ausência da Senhora Presidente de Câmara seja anunciada no dia, como já ocorreu uma dezena de vezes”.

Assim, o PSD alerta que o facto de Portimão ter a Presidente de Câmara do Algarve, quiçá do País, com mais faltas a sessões de Assembleia Municipal não dá nenhum prémio ou é positivo.

 

Comissão Política do Partido Social Democrata da concelhia de Portimão