O fadista de Alte, César Matoso, encerrou ontem à noite (29 de outubro) o seu périplo pelo Concelho de Loulé de apresentação do seu novo CD, Jardim.

Com palavras de vários poetas (incluindo o seu pai Carlos Matoso), letristas de várias gerações e vários músicos convidados, Válter Rolo, o produtor musical deste “Jardim”, seguiu uma linguagem contemporânea simples e tradicional, ao mesmo tempo espelhando as motivações e imagem do próprio César Matoso, resultando num álbum repleto de motivos de interesse para que escute do princípio ao fim. Tal como diz o tema de apresentação deste CD, “Como uma flor”, aqui se encontram pais e filhos, avós e netos. Canções que nos trazem um misto de emoções e ambientes, das baladas de amor do fado tradicional que nos arrebate e invade, aos temas mais leves e dançáveis. Num jardim de uma aldeia, vila, cidade de Portugal ou de um outro país qualquer, são muitas as pessoas que por lá passam vivendo os seus amores e desamores, encontros e desencontros. “Jardim” é um novo álbum de histórias reais observadas, vividas, cantadas e contadas por César Matoso, um intérprete de emoções fadistas.

Este trabalho discográfico inclui verdadeiros hits, designadamente, “Como Uma Flor”, “Amor Quase Perfeito”, “Duas Por Três” e “O Português”, só para nomear alguns.

César Matoso realçou que “este é o espetáculo de encerramento da apresentação deste meu CD, Jardim, no Concelho de Loulé. percorremos todas as freguesias e terminamos hoje, aqui em Quarteira. Calhou Quarteira aqui mais para a frente. Ainda disse: – Deus queira que não chova porque gostava muito de fazer no Jardim de S. Pedro do Mar, um espaço tão bonito mas aconteceu que choveu, e choveu mesmo à séria, e tivemos que reservar este espaço. Quarteira é estar em casa e é sempre um prazer. É um sítio onde eu sou sempre tão acarinhado. Sou marchante das vossas marchas, aguerrido das Marchas Populares de Quarteira e por isso é um sítio tão especial para mim, pelo que não podia deixar de passar por cá com este projeto”.

Relativamente aos músicos que o acompanham, “este espetáculo, por ser o último desta apresentação, é uma noite muito especial. Foram muitos meses de trabalho. Desde abril que estamos a trabalhar neste projeto e agora nestes dois meses com este projeto e com esta formação. Foi muito especial estar com eles. No piano, Tiago Sequeira, na guitarra portuguesa, Gonçalo Rosa e, na bateria, Gustavo Gonçalves, para quem peço uma grande salva de palmas. Não é todos os dias que se cria uma família de palco e vocês são isso. Muito obrigado a vocês”.

César Matoso adiantou ainda que “agora vamos fazer umas fériasinhas agora em novembro e em dezembro voltamos aos palcos com coisas giras e estamos muito felizes com este percurso. Como sabem, eu canto fado tradicional

O espetáculo contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

Por: Jorge Matos Dias