O Mercado de Verão24, em Quarteira, viveu na passada noite de 19 de julho, uma noite bem diferente do habitual com muito ritmo e diversão com a cultura Cabo-Verdiana representada pelas Batucadeiras Boa Esperança, de Loulé.
Um animadíssimo espetáculo com grande aceitação do público, ao rubro com os ritmos frenéticos e as belas canções. 
 
Uma nota para os últimos temas da noite com diversas crianças a subirem ao palco para dançarem os ritmos Cabo-Verdianos, encantando a vasta assistência, rendida a tanta graciosidade. 
 
As Batucadeiras Boa Esperança começaram por ser um pequeno grupo de executantes mas foi crescendo ao longo dos últimos anos e já se apresenta em palco com muitos mais executantes, cantoras e danças tradicionais de Cabo Verde. 
 
A batucadeira desempenha um papel crucial na preservação e promoção da cultura cabo-verdiana e afro-brasileira. Este termo refere-se às intérpretes ou executantes do batuque, um género musical tradicional que combina percussão e canto. 
 
Importância Cultural: 
 
Preservação da Herança Africana: A batucadeira ajuda a manter vivas as tradições culturais africanas, transmitidas de geração em geração. 
Resistência e Identidade: O batuque e, por extensão, a batucadeira, simboliza a resistência e a luta dos escravos africanos, além de reafirmar a identidade cultural das comunidades afrodescendentes. 
 
 
Por: Jorge Matos Dias