Cada vez mais conscientes da importância de preservar o Património Natural Algarvio e tornar a pegada ecológica positiva, inspirando a comunidade com práticas mais sustentáveis, o meeting place promoveu este sábado de manhã (21 de outubro) mais uma edição que decorreu na Praia do Forte Novo, em Quarteira, integrando a Agenda da Semana de Educação Ambiental e Iniciativas de Voluntariado (SEIVA 2023).
Para este ano, a ação envolveu dezenas de voluntários que procederam à recolha, separação e quantificação dos resíduos recolhidos. Cada voluntário teve ao seu dispor um kit de participação com um saco, luvas e t-shirt, materiais que permitem a prossecução da atividade de forma segura e responsável.
Segundo Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve, “queremos continuar a garantir a continuidade da iniciativa, reforçando o processo de sensibilização contínuo e alertando assim para a responsabilidade social, pois consideramos essencial criar um espírito de colaboração entre os parceiros na direção comum da preservação ambiental, inspirando também a população local para as boas práticas a ter em consideração quando realizam atividades na natureza e não só”.
Entre os parceiros, estiveram a Câmara Municipal de Loulé, Agência Portuguesa do Ambiente, ALGAR, IKEA e Designer Outlet Algarve. A ação terminou com um workshop sobre a temática “plantas invasoras” pela bióloga Paula Vaz, da APA – Agência Portuguesa para o Ambiente.
Em declarações ao nosso jornal, a bióloga Paula Vaz referiu que, “durante esta Semana de Educação Ambiental, MAR Shopping recebe candidaturas de escolas que queiram redutores de caudal, num total de mil, cujos pedidos, de mais de 30 escolas de todo o Algarve, ultrapassaram esse número. Já no ano passado o MAR Shopping havia oferecido 1000 redutores de caudal aos clientes e o que eu pedi, para este ano, era que doassem esses redutores, para chamar a atenção para a falta de água, que os desse às escolas, que não os têm. Depois, os miúdos podem ver a diferença entre ter um redutor de caudal e não o ter, pequenos gestos onde se poupa efetivamente água, com ganhos de eficiência hídrica e o MAR Shopping é um dos parceiros este ano na SEIVA, uma rede de parceiros, desde escolas, a Universidade do Algarve, câmaras municipais, associações ambientalistas, entre outros”.
Paula Vaz acrescenta: “As campanhas que fazemos normalmente por todo o Algarve, ao longo desta Semana de Educação Ambiental e Iniciativas de Voluntariado (SEIVA 2023), são seminários, ações de limpeza, ações de informação e controlo de plantas exóticas e invasoras, a aliança pela água, com a chamada de atenção de todos os residentes para a grave situação da falta de água. Entretanto, posso adiantar já que, no próximo ano, vamos fazer uma ação destas em várias localidades do Algarve, sobretudo no litoral, dedicada aos professores mas aberta a toda a comunidade. Queremos a participação ativa dos cidadãos, cuja não existência é um dos grandes problemas do mundo. Vamos fazer essas ações em Albufeira, Tavira e culminando em Loulé, dedicada aos professores do Centro de Formação da Associação de Escolas do Litoral à Serra, professores do Concelho de Loulé e do Concelho de S. Brás de Alportel. A ideia desses seminários é que não fique como mais uma palestra. Queremos que seja um processo participativo, inclusive do plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, onde as pessoas vão votar e priorizar essas medidas, coisas concretas, e ver em que medida as escolas e todos os presentes podem contribuir para ajudar a minorizar o impacto destas situações”.
Por outro lado, “concretamente aqui no Concelho de Loulé, o que fazemos é a monitorização da qualidade ecológica das ribeiras e controlo de plantas exóticas e invasoras. Em suma, o que nos disponibilizamos a fazer é ‘em que é que podemos ajudar?’, mais do que impor planos. O que se pretende é, havendo um problema em determinado território, ver como é que a APA e os seus parceiros podem ajudar, até porque trabalhamos muito com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Por exemplo, em novembro, vamos fazer num agrupamento de escolas de Albufeira, como temos feitos pelos agrupamentos de escolas de todo o Algarve, um Encontro Regional de Voluntariado Ambiental Jovem, onde, numa invasão de determinado agrupamento ou determinada escola, com 12, 15, os parceiros que forem necessários e, durante 15 minutos, cada sala de aula trata de um dos 17 ODS. Temos parceiros para tratarem das temáticas que forem do interesse local”.
De referir que, nas as quatro edições anteriores traduziram os seguintes resultados: 20 parceiros, 287 voluntários, 45% de taxa de reciclagem média e 9.700kgs lixo recolhido.
O projeto “Limpeza de Praia” está enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030.
Por: Jorge Matos Dias