A iniciativa teve lugar na manhã de sábado, dia 5 de outubro, no Largo da Gaivota, em Quarteira, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Animal.

A participação foi gratuita e os muitos participantes que aderiram tiveram a oportunidade não só de esclarecer dúvidas sobre Saúde Animal com médicos veterinários à sua disposição, como também testar as aptidões sociais dos seus cães, num percurso montado para o efeito.

A auxiliar os participantes no teste social canino, estiveram treinadores caninos de quatro escolas diferentes: Iron Dog Algarve (Quarteira), Dog Extreme (Vilamoura), Incríveis Tavira (Tavira) e Ricardo Lima Dog Training (Vila Real de Santo António), os quais apoiaram os participantes ao longo dos desafios.

O modelo do teste social canino foi inspirado num outro já existente promovido pelo American Kennel Club, chamado “Good Citizen Dog”, o qual visa avaliar as aptidões dos cães para viverem em sociedade, promover a posse responsável de cães e, em última análise, melhorar o relacionamento do dono com o seu cão através de práticas ativas saudáveis.

Sentar, deitar, esperar, andar à trela, vir à chama, passar um túnel, cruzar-se com outras pessoas, cães e bicicletas de forma sociável e equilibrada, deixar-se manipular por estranhos e ler o microchip, foram apenas alguns dos exercícios, que colocaram os cães e os seus donos à prova, em diversas situações do dia a dia.


Os treinadores caninos estiveram ainda disponíveis para esclarecer algumas dúvidas sobre assuntos relacionadas com o treino e comportamento canino.

Todos os participantes que superaram as diversas as etapas do esquema de avaliação receberam um certificado de aptidão, para além de diversos souvenirs.

A iniciativa contou com a chancela do Clube Português de Canicultura e da Junta de Freguesia de Quarteira, representada pelo seu presidente, Telmo Pinto, tendo ainda resultado do esforço combinado de diversos treinadores caninos da região, em colaboração com a Clínica Veterinária de Vilamoura.

 

Jorge Matos Dias