As orcas, cujo nome científico é orcinus orca mas que são vulgarmente conhecidas como baleias assassinas, fazem passagens regulares pela costa algarvia para entrar e sair do Mediterrâneo e ontem foram avistadas a seis milhas do Carvoeiro.

O catamarã Ocean Spirit, quando realizava uma das suas habituais travessias para a observação de golfinhos no mar algarvio, avistou quatro orcas, segundo confirmou a empresa responsável pela embarcação, Dolphins Driven. A família de orcas, três fêmeas e um macho, encontravam-se a cerca de 11 quilómetros do Carvoeiro, Lagoa.

Esta espécie de golfinho, apesar de ser conhecida como “baleia assassina”, não trás qualquer perigo para o homem e é muito inteligente, o que lhe permite coordenar estratégias de caça de cardumes de atum e outros peixes. Para além dessas presas, ataca também focas, tartarugas, aves, tubarões, entre outras espécies de grande porte.

Este animal pode chegar a pesar nove toneladas e habita nos cinco oceanos, sendo o segundo mamífero com maior área de distribuição geográfica, logo a seguir ao homem.

 

 

Por: Sofia Coelho     Video Cortesia Dolphins Driven