Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com
Com o aproximar dos dias primaveris, inicia-se a preocupação em reduzir os “quilinhos” a mais do Inverno, deixo-lhe cinco sugestões:
- Manter um balanço energético negativo, ou seja, ingerir menos calorias (energia) do que aquelas que precisa diariamente, ou então gastar mais calorias do que as que ingere diariamente, praticando exercício físico (por exemplo).
- Procurar mexer-se, estacione o carro mais longe do destino, suba as escadas em vez de andar de elevador, escolha o ecoponto ou caixote do lixo mais distante de casa, aproveite para passear o cão a seguir ao jantar…
- Beber água, sim, a água para além das inúmeras funções que desempenha no nosso corpo, diminui a sensação de fome, ajuda a reduzir a retenção de líquidos (que fomenta o inchaço) e ajuda a eliminar toxinas provenientes da digestão e do metabolismo, que podem dificultar a perda de peso. Chás, Infusões, Águas aromatizadas, Sopas, Sumos de fruta naturais, existem imensas formas de consumir água.
- Comer devagar, permite que o cérebro e o aparelho digestivo comuniquem atempadamente para que perceba quanto está saciado. Ao comer muito rápido a mensagem é passada ao cérebro de forma tardia e, a sensação que terá é de enfartamento que culmina em insatisfação, o que fará com que tenha fome mais depressa. Por outro lado, ao consumir a mesma refeição de forma tranquila, dará tempo para que exista a comunicação cérebro- aparelho digestivo e perceberá que está saciado e satisfeito com a refeição.
- Coma mais e melhor, ou seja, não restrinja alimentos (ex. pão, massa, fruta), deve comer de tudo, em poucas quantidades, ou melhor dizendo, nas quantidades certas para si (o nutricionista ajuda nesse aspeto), no entanto, o melhor conselho que lhe dou, é que comece por comer de tudo, em menor quantidade que o habitual e vai ver que começa a notar diferenças.
Em jeito de nota final, lembre-se, a melhor forma de notar o emagrecimento é na roupa e no espelho, não na balança…