O pivô brasileiro Elisandro «ofereceu» hoje a Supertaça de futsal masculino ao Benfica, ao marcar os três golos da vitória sobre o campeão nacional Sporting (3-2), em jogo disputado em Loulé.

O novo reforço ‘encarnado’, que chegou esta época à Luz oriundo do AD Intelli (Brasil), tornou-se a figura decisiva da partida, ao assinar um ‘hat-trick’, aos 04, 10 e 38 minutos, enquanto o Sporting respondeu com golos de Diogo (07) e Caio Japa (38).

O Benfica, finalista vencido da Taça de Portugal na última temporada, repetiu o início da última época, quando também venceu a Supertaça, enquanto o Sporting, que disputou o jogo na condição de campeão nacional e vencedor da Taça, iniciou a época da pior forma, antes da participação na Main Round da UEFA Futsal Cup.

As duas equipas apresentaram-se com um reforço cada nos ‘cinco’ iniciais e foi mesmo o brasileiro Elisandro a destacar-se para os ‘encarnados’ nos minutos iniciais, de maior pendor para as ‘águias’.

Aos quatro minutos, o pivô falhou o primeiro golo, depois de um mau passe de Léo, mas redimiu-se poucos segundos depois, com um toque subtil sobre Marcão para abrir o marcador.

Diogo empatou o jogo, aos 07 minutos, tocando para a baliza aberta após uma má reposição da bola do Benfica. O guardião Marcão, que em algumas ocasiões se ‘aventurou’ no meio-campo contrário, atirou de fora da área ao poste direito (10).

Na investida seguinte, o Benfica revelou-se mais eficaz e Elisandro assinou o seu segundo golo, numa recarga simples, após defesa incompleta de Marcão.

O ritmo de jogo baixou, com o Benfica a tentar ‘congelar’ o encontro e o adversário, mas o Sporting desperdiçou várias ocasiões até ao intervalo, com Léo a atirar ao poste (16) e Fortino a falhar ‘à boca’ da baliza, por duas vezes (17 e 18).

O Sporting entrou com mais vontade na segunda parte, mas, apesar da maior superioridade na posse de bola e dos muitos remates de fora da área, sempre defendidos por Bebé, a equipa ‘leonina’ nunca encontrou soluções para ultrapassar a barreira defensiva dos ‘encarnados’.

O segundo tempo teve poucas ocasiões claras de golo e só animou nos momentos finais, já com o Sporting a utilizar Merlim como guarda-redes avançado.

Depois de Diogo atirar ao poste, aos 37 minutos, Elisandro respondeu com o terceiro golo do Benfica, um minuto depois.

Caio Japa ainda reduziu a desvantagem mas, nos segundos finais, os ‘encarnados’ conseguiram sacudir a pressão dos rivais para segurar o triunfo pela margem mínima.

 

Jogo no Pavilhão municipal de Loulé.

Sporting - Benfica, 2-3.

Ao intervalo: 1-2.

 

Marcadores:

0-1, Elisandro, 04 minutos.

1-1, Diogo, 07.

1-2, Elisandro, 10.

1-3, Elisandro, 38.

2-3, Caio Japa, 38.

 

Equipas:

- Sporting: Marcão, João Matos, Fortino, Léo e Merlim. Jogaram ainda Caio Japa, Deo, Diogo, Djô, Cavinato e Dieguinho.

Treinador: Nuno Dias.

- Benfica: Bebé, Chaguinha, Bruno Coelho, Fernando Wilhelm e Elisandro. Jogaram ainda Fábio Cecílio, Rafael Henmi, Patias, Franklim, Gonçalo Alves e Ré.

Treinador: Joel Rocha.

 

Árbitros: Eduardo Coelho (Aveiro) e Nuno Bogalho (Coimbra).

Ação disciplinar: nada a assinalar.

 

Assistência: Cerca de 2.000 espetadores.

 

Por: Lusa