No passado dia 31 de janeiro de 2024, o Rotary Club Vilamoura International (RCVI) recebeu a Carta Constitucional, marcando o início da atividade deste novo Clube Rotário, presidido por Fátima Guerreiro e que pretende dedicar-se em pleno a causas sociais e de inovação.

Fundado por 35 amigos de diversas nacionalidades, entre eles portugueses, franceses, belgas, suíços e alemães, o clube reúne-se regularmente na sede situado no Vila Galé Ampalius de Vilamoura.

Ainda numa fase inicial de angariação de donativos, os membros do RCVI embarcaram num projeto que está a fazer a diferença na vida de uma criança chamada J.K., que enfrenta o espectro do autismo.

A solução encontrada foi a Terapia com Cavalos (TAC), conduzida pela psicomotricista e treinadora de equitação Madalena Castelhano. As melhorias observadas na comunicação, planeamento de ações e foco atencional de J.K. são notáveis, destacando o potencial transformador dessa abordagem terapêutica.

Sob o projeto "A Terapia a Galope", criado por Madalena Castelhano, o RCVI espera expandir essa iniciativa para ajudar mais crianças com diferentes necessidades. A TAC é uma intervenção terapêutica inovadora que utiliza o cavalo como facilitador, personalizando cada sessão de acordo com as características individuais de cada participante.

O clube já agendou o seu primeiro evento de angariação de fundos, para o próximo dia 9 de fevereiro no Thaï Beach Club em Vilamoura. Os fundos arrecadados serão destinados à aquisição de uma carrinha de 9 lugares para transporte de crianças, beneficiando o Centro Social e Comunitário de Vale Silves, em Boliqueime.

O evento seguinte, agendado para o dia 1 de março, contará com a parceria da Spy Manor Real Estate, visando angariar fundos por meio de uma soirée artística.

O RCVI também planeia colaborar com outros parceiros nos próximos meses, incluindo a "Timeless Moments Yacht Charters Vilamoura", com o objetivo também de apoiar a aquisição da carrinha para transporte de crianças.

Este clube, o terceiro do Concelho de Loulé, expressa o seu desejo de colaborar com outros clubes rotários, como o Rotary clube de Loulé (o clube padrinho) e o Rotary Club Almancil International, para realizar projetos em comum e fortalecer o impacto positivo na comunidade. O espírito comunitário e o comprometimento do RCVI prometem marcar uma diferença significativa na região.

 

 

Por: Nathalie Dias