Para o efeito, o edifício dos Paços do Concelhos estará iluminado de lilás, um gesto simbólico para assinalar esta efeméride que se repete, ano após ano, em diferentes locais e muitas capitais mundiais.
O objetivo da iniciativa e do Dia Mundial da Prematuridade passa pelo alerta da comunidade e de diversas entidades para a problemática do nascimento prematuro e, ao mesmo tempo, pela celebração com as famílias e crianças desta efeméride.
A Nascer Prematuro é uma associação sem fins lucrativos que apoia pais e bebés, que nascem ou nasceram prematuros, no hospital e/ou após a alta. Criada em 2016, por pais e crianças que nasceram prematuras na região do Algarve e por profissionais da área, o seu âmbito é nacional e estende igualmente o seu raio de ação muito além das nossas fronteiras.
Os seus principais objetivos são apoiar os recém-nascidos prematuros e os seus pais no hospital e no domicílio e trabalhar com os serviços de saúde na melhoria da qualidade dos cuidados prestados ao recém-nascido prematuro e famílias. A associação procura ainda promover a discussão e propor legislação de forma a preencher a lacuna legislativa de proteção às famílias com crianças que nasceram prematuras e colaborar com outras instituições/organizações de apoio e proteção às famílias e crianças nascidas prematuras a nível nacional e internacional.
Em São Brás de Alportel esta temática será ainda objeto de ações de informação e sensibilização, integradas no programa de formação parental “Vale + Família”.
Por: CM SBA