Atualmente existem cinco gabinetes de saúde oral na região, mas o objetivo é alargar a todos concelhos até ao final de 2019, anunciou o Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, no decorrer da visita da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, esta terça-feira, dia 15 de janeiro, às consultas de saúde oral dos Centros de Saúde de Lagos e Loulé.
«Neste momento temos cinco consultas de saúde oral em funcionamento. Estas de Lagos e Loulé foram as últimas que entraram em funcionamento em setembro de 2018. Durante o primeiro trimestre de 2019 contamos abrir em Vila Real de António e queremos ter, até ao final deste ano, pelo menos uma cadeira dentista em todos os concelhos da região», assegurou o Presidente da ARS Algarve, explicando que, no âmbito do programa Saúde Oral para Todos, «estamos a pedir a colaboração das câmaras municipais, através de protocolos, para nos darem o apoio financeiro para aquisição de parte do equipamento necessário no arranque inicial do projeto, sendo os custos com obras, equipamentos, consumíveis e pessoal da responsabilidade da ARS Algarve».
No Algarve, o Programa Saúde Oral para Todos começou em novembro de 2017 nos Centros de Saúde de Faro, Portimão e Tavira, e em setembro de 2018 arrancou em Lagos e Loulé. Em novembro passado foi celebrado um protocolo de colaboração entre a ARS Algarve e as Câmaras Municipais de São Brás de Alportel e de Lagoa com vista a disponibilizar Consultas de Saúde Oral também nestes concelhos durante 2019.
Estes gabinetes de Saúde Oral têm uma equipa de um Médico Dentista e um Assistente de Medicina Dentária, sendo os utentes referenciados através do Médico de Família ou de outro Médico do Centro de Saúde: «As pessoas são atendidas nestas consultas de saúde oral por referenciação do seu médico de família.
O médico de família deteta um problema de saúde oral e referencia para o seu colega médico dentista do seu Centro de Saúde. Estamos a dar resposta no tratamento das doenças da boca mais frequentes e também nas situações urgentes de segunda a sexta-feira», explicou Paulo Morgado.
Por seu lado, a Secretária de Estado da Saúde, destacou a importância do Programa Saúde Oral para Todos, porque aposta na prevenção e responde às necessidades das pessoas. «O conceito de saúde mudou muito nos últimos tempos, deixou de ser ausência de doença e passou a ser o bem-estar físico, mental e social e é nesse conceito que entra a saúde oral. Com a colocação de cadeiras de dentistas nos Centros de Saúde tornamos o mais fácil o acesso aos cuidados de medicina dentária», frisou acrescentando que «é com extrema satisfação que eu vejo que a população está satisfeita, que consegue recorrer a estes cuidados. Encontramos muitas pessoas que nunca na vida tiveram cuidados de medicina dentária».
No decorrer da visita, a Secretária de Estado da Saúde, acompanhada pelas Diretoras Executivas dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento, Leonor Bota, e do ACeS Central, Sílvia Cabrita, e dos Presidentes de Câmara Municipal de Lagos, Joaquina Matos, e de Loulé, Vitor Aleixo, teve oportunidade de ficar a conhecer os gabinetes de saúde oral e as equipas de profissionais das diversas unidades dos Centros de Saúde de Lagos e Loulé.
No final da deslocação ao Algarve, Raquel Duarte, foi recebida pela Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Ana Paula Gonçalves, e restantes membros do Conselho de Administração, onde efetuou uma visita de trabalho aos serviços de urgência e unidade de cuidados intensivos da unidade de Faro do CHUA.
Por: ARS Algarve