A ministra do ambiente, Maria da Graça Carvalho, foi hoje ouvida, por iniciativa do PSD, na Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República, sobre os novos investimentos a realizar no Algarve a respeito da seca.
Cristóvão Norte, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, interveio para afirmar que “ 363 milhões de euros previstos são um investimento recorde para o Algarve, seja em que área for. Nunca houve um volume de investimento desta magnitude no Algarve (…) É lastimável que apenas 5 % das verbas previstas em PRR - que contém 240 milhões de euros - para realizar o plano de eficiência hídrica do Algarve estejam executadas. Fez-se muito pouco e deixou-se arrastar o problema para uma situação limite. Agora, é preciso recuperar o tempo perdido. Numa palavra, executar. Promessas não resolvem problemas.”
 
O deputado algarvio entende que “ é preciso reduzir perdas do ciclo urbano, avançar com investimentos como a ligação ao Pomarão, a dessalinizadora ou a reutilização de águas residuais. Foram definidos, se não os executarmos perderemos as verbas. Mas executar é a palavra chave para dar sustentabilidade económica e social e vencer este estrangulamento.”
 
Na sua resposta, a Ministra elencou todos os investimentos e assumiu a água no Algarve como uma das grandes prioridades da sua ação governativa.”
 
 
 
Por: PSD Algarve