A tirada de 171,8 quilómetros, entre Gondomar e Braga, começou a definir-se na segunda escalada ao Sameiro, na qual José Gonçalves teve um papel preponderante. O corredor de Barcelos, que representa a Seleção Nacional/Liberty Seguros, desferiu dois poderosos ataques que contribuíram para reduzir o pelotão, dando a perceber quais os homens em melhor condição física.
Entre os 47 corredores que estiveram na dianteira da tirada encontraram-se, além de José Gonçalves, 16.º na linha de meta, outros dois ciclistas da Seleção Nacional/Liberty Seguros: David Rodrigues, 39.º, e Joaquim Silva, 44.º. Este cedeu 6 segundos, devido a um corte no sprint.
“Os três corredores que poderão ser mais regulares ao longo de toda a prova estiveram com os melhores desta Volta a Portugal no primeiro teste. Deram excelentes indicações para as próximas etapas”, considera o selecionador nacional, José Poeira.
O campeão nacional de sub-23, Joaquim Silva, também se mostrou satisfeito com o desempenho. “As pernas responderam muito bem, permitindo-me estar sempre perto da frente. Se assim continuarem será muito bom sinal para o que aí vem”, resume o jovem trepador. David Rodrigues afina pelo mesmo diapasão: “Estivemos os três muito bem, sempre com boa colocação no grupo. As minhas sensações foram muito boas ao longo de toda a tirada. Resta-me ver como evoluem ao longo dos dias”.
José Gonçalves continua a ser o melhor elemento da equipa na classificação geral, tendo hoje subido oito lugares, para o 17.º lugar, a 33 segundos do camisola amarela. A Seleção Nacional/Liberty Seguros subiu ao oitavo lugar por equipas.
Tiago Machado foi o convidado da Seleção Nacional/Liberty Seguros para esta etapa, que acompanhou no carro de apoio conduzido por José Poeira. “Foi um desafio emocional, porque eu, como qualquer outro corredor português, gostava era de estar a participar na Volta. Ainda por cima esta etapa decidiu-se no Sameiro, que é onde faço os testes para avaliar a minha condição. Deu para me divertir e brincar com o mecânico, Carlos Rocha, e com o selecionador, José Poeira”, disse Tiago Machado, que foi interrompido por uma provocação de José Poeira: “Estava sempre a pedir-nos uma bicicleta para ir lá para o meio do pelotão”, brincou o selecionador.
O convidado de amanhã é outro emigrante do ciclismo português, José Mendes, que seguirá a terceira etapa da Volta ao lado de José Poeira. O vimaranense terá a oportunidade de assistir à primeira chegada em alto da competição, na serra do Larouco, Montalegre, depois de percorridos 180 quilómetros, a partir de Viana do Castelo.
Classificação da etapa
2.ª Etapa: Gondomar - Braga, 171,8 km
1.º Davide Vigano (Caja Rural-Seguros RGA), 4h20m58s
2. Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), mt
3.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), mt
16.º José Gonçalves (Seleção Nacional/Liberty Seguros), mt
39.º David Rodrigues (Seleção Nacional/Liberty Seguros), mt
44.º Joaquim Silva (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 6s
68.º Nuno Meireles (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 3m24s
69.º Nuno Almeida (Seleção Nacional/Liberty Seguros), mt
75.º Hugo Vaz (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 5m02s
113.º Samuel Magalhães (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 10m42s
119.º Carlos Ribeiro (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 14m36s
Geral Individual
1.º Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), 9h21m04s
2.º Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), a 4s
3.º Luis León Sánchez (Caja Rural), a 10s
17.º José Gonçalves (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 33s
28.º David Rodrigues (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 49s
37.º Joaquim Silva (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 56s
68.º Nuno Almeida (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 4m34s
72.º Nuno Meireles (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 5m01s
80.º Hugo Vaz (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 6m12s
112.º Carlos Ribeiro (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 15m16s
121.º Samuel Magalhães (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 17m46s
Por: Federação Portuguesa de Ciclismo