Em comunicado, o município adianta que a tocha vai ser decorada com 134 vasos de flores e flores campestres alusivas à Festa das Tochas Floridas, com uma vela no topo, tendo a estrutura sido construída com o aproveitamento de materiais de ferro.
A peça será exibida no Largo de São Sebastião a partir de domingo de Páscoa, integrando um conjunto de iniciativas preparadas pela autarquia “perante a impossibilidade de celebrar a Páscoa com a tradicional Procissão da Aleluia e todo o programa habitual da Festa das Tochas Floridas”.
O programa “Juntos celebramos a Páscoa em Casa – unidos pelo coração e pela tradição” inclui a celebração eucarística com transmissão ‘online’, uma exposição documental e várias exposições físicas e digitais.
No domingo, o programa tem início às 10:30, altura em que a paróquia local vai celebrar a Eucaristia da Ressurreição numa missa campal com lugares limitados e transmissão ‘online’ através das redes sociais do município.
Nesse dia, enquanto o pároco passar pelas ruas onde passava habitualmente a Procissão da Aleluia a autarquia desafia os munícipes a levarem as suas tochas e colchas para as janelas e varandas e a entoarem o cântico “Ressuscitou como disse: Aleluia, Aleluia, Aleluia”.
A exposição digital “Baú de Fotografia Digital” será divulgada nas redes sociais do município e da Associação Cultural Sambrasense no Domingo de Páscoa para, depois, estar patente no átrio da Biblioteca Municipal entre 05 e 17 de abril.
Já o átrio do Cineteatro vai apresentar a exposição “Festa das Tochas Floridas – Procissão de Aleluia” até 31 de abril.
Também em curso, até domingo, estará a 12ª Quinzena Gastronómica, com uma edição especial ‘take-away’ e ao domicílio, conclui o município.
A Festa das Tochas Floridas é habitualmente organizada em parceria pela paróquia de São Brás de Alportel, Associação Cultural Sambrasense e município de São Brás de Alportel.