Setor turístico empenhado em cumprir metas de redução do consumo de água

Turismo lança linha de apoio + Eficiência, com uma dotação de 10 milhões de euros para implementação das medidas previstas na adesão ao selo “Save Water”. Entre estas estão a substituição dos chuveiros e autoclismos por modelos mais eficientes e redução da rega dos espaços verdes, entre outras. Na cerimónia ficou-se ainda a conhecer a campanha “Save Water, Be a Futourist”, motivando os turistas para a poupança de água.

O auditório do Turismo do Algarve, em Faro, foi esta segunda-feira palco da apresentação das iniciativas do Turismo voltadas para a eficiência hídrica na região. O destaque principal recaiu sobre o novo selo de eficiência hídrica “Save Water”, promovido pelo Turismo do Algarve em parceria com o Turismo de Portugal e a ADENE - Agência para a Energia.

Presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, a sessão não apenas enfatizou a importância da iniciativa, como também celebrou o 54.º aniversário da Região de Turismo do Algarve, criada pelo Decreto-Lei n.º 114/70, de 18 de março.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, apresentou a carta de compromisso com a eficiência hídrica do setor do turismo, delineando o quadro de medidas a serem adotadas pelos empreendimentos turísticos subscritores para reduzir em 15% o volume de água consumido pelo setor urbano, onde se inclui o setor turístico. Isso inclui um plano de ação que visa responder de forma imediata à escassez hídrica na região.

Por sua vez, Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE, detalhou medidas específicas de eficiência hídrica a serem implementadas pelos empreendimentos turísticos no Algarve. Isso inclui a substituição dos chuveiros e dos autoclismos por modelos mais eficientes, a redução da rega dos espaços verdes, a escolha de espécies de plantas adaptadas ao clima da região ou a suspensão do funcionamento de lagos e fontes ornamentais.

Estas e outras medidas prioritárias ou estruturantes, num total de 60 propostas concretas, demonstram o compromisso dos empreendimentos turísticos no Algarve com a eficiência hídrica, contribuindo para a conservação desse recurso vital e para a sustentabilidade ambiental da região.

 

BDC